Oi, Claus
Obrigado pelo comentário. Concordamos. Mas creio que não seja somente uma 
questão de linguagem, mas de todo o resto, que eu vagamente chamei de 
"cultura". Você tem razão em dizer que o terreno é pantanoso, e acho que 
devemos deixar isso para especialistas. Meu comentário foi a respeito das teses 
de Lera Boroditiski, que acho interessantes mas que não chegam no ponto (mas 
também não sei o suficiente). 
Abraço,
Décio

________________________________
Decio Krause
Departamento de Filosofia
Universidade Federal de Santa Catarina
88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil
deciokrause[at]gmail.com
www.cfh.ufsc.br/~dkrause
________________________________
"Você não está pensando. Está meramente sendo lógico!"
(Bohr para Einstein)






Em 06/03/2011, às 14:38, Claus Akira Horodynski Matsushigue escreveu:

> 
> 
> 
> Caríssimo Décio,
> 
> Não é lá muito prudente me meter numa ceara que não é a minha.
> 
> Entretanto, para mim, é mais que claro que a cultura influencia a
> "nossa visão de mundo" (com muitas aspas).  Porém, a questão
> certamente bem mais complicada é se esta influência se dá também
> na Matemática e na Lógica (matemática) subjacente.  Nesse caso,
> temos que ter muito cuidado, pois podemos estar nos afastando da
> Metafísica e entrando em um terreno deveras pantanoso, certo? 
> De qualquer modo, tendo fortemente a achar que SIM também, não
> sei o quanto corroborando contigo. 
> 
> Nesse caso, sugiro que foquemos na Matemática descrita linguisticamente,
> em cuja linguagem seria sim influenciada (e portanto alterada) mediante
> condições culturais.  Muitíssimo a grosso modo, a Matemática mudaria
> porque a linguagem que utilizamos para expressá-la mudaria, ou seja, o
> significado "matemático" que daríamos a uma mesma expressão lingüística
> (ou às expressões lingüísticas) pode(m) mudar influenciadas pela cultura.
> Não sei se concorda!
> 
> Abraços, Claus
> 
> 
> 
> 
> 2011/3/4 Decio Krause <[email protected]>
> Olá a todos
> Eu me interessei pelas teses de Lera Boroditski há algum tempo, tendo em 
> vista meus credos de que nossa cultura influencia em muito nossa visão de 
> mundo (falando em breve), e nossa lógica. Mas o que ela diz é que a linguagem 
> influencia essa visão de mundo, com o que não concordo in totum. Com efeito, 
> não falamos a mesma língua que os paraguaios, mas certamente partilhamos a 
> mesma visão, a despeito de pequenas divergências; em todo caso, isso é 
> complicado, algo completamente fuzzy, e os textos da Lera que li (e ela 
> parece uma gata nas fotos) não me soam fortes o suficiente. Quando li seus 
> textos há algum tempo, escrevi a ela no endereço indicado no seu site (sorry, 
> Arthur por não usar a horrível expressão "liame"), perguntando se essas 
> diferentes linguagens implicariam uma diferente matemática ou física (e, 
> certamente, uma distinta lógica), que é para mim algo importante de se saber. 
> Bom, creio que ela não teve tempo para responder a um e-mail do 3o mundo.  
> Mas lembro que Popper, no Conhecimento Objetivo (em algum lugar que não 
> lembro no momento), chutou que Benjamin Lee Worth (é assim? estou de memória 
> e posso me equivocar; corrijam por favor sem valer a pena) estudou of índios 
> hopi e que eles, chuto eu, possivelmente teriam uma matemática diferente. 
> Bem.... Há ainda análises da sociedade Zande, segundo alguns, permissível com 
> contradições (com o que  não concordo).
> Lera me parece brilhante, e seria bacana convidá-la para um papo aqui para 
> nos conhecer e ver que, aqui nesse imenso Brasil apesar de falarmos a mesma 
> língua, temos visões completamente distintas do mundo, graças a deus --em 
> minúsculos (ou não?).
> Abraços e obrigado, Paulo Dias, por nos trazer essa importante discussão.
> O que vocês acham? Isso  é importante.
> Abraços.
> Décio
> 
> ________________________________
> Decio Krause
> Departamento de Filosofia
> Universidade Federal de Santa Catarina
> 88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil
> deciokrause[at]gmail.com
> www.cfh.ufsc.br/~dkrause
> ________________________________
> "Você não está pensando. Está meramente sendo lógico!"
> (Bohr para Einstein)
> 
> 
> 
> 
> 
> 
> Em 04/03/2011, às 07:42, psdias2 escreveu:
> 
> > Abaixo, transcrevo um artigo da Scientific American Brasil, deste mês, que 
> > trata de como a linguagem
> > (idioma) influencia o processo cognitivo (e vice-versa). É bastante 
> > interessante e, em muitos trechos,
> > bastante engraçado.
> >
> > Obs.: O artigo está disponível diretamente no site da Scientific American 
> > Brasil:
> >
> > http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_a_linguagem_modela_o_pensamento.html
> >
> > Paulo
> >

_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a