Oi, Claus Obrigado pelo comentário. Concordamos. Mas creio que não seja somente uma questão de linguagem, mas de todo o resto, que eu vagamente chamei de "cultura". Você tem razão em dizer que o terreno é pantanoso, e acho que devemos deixar isso para especialistas. Meu comentário foi a respeito das teses de Lera Boroditiski, que acho interessantes mas que não chegam no ponto (mas também não sei o suficiente). Abraço, Décio
________________________________ Decio Krause Departamento de Filosofia Universidade Federal de Santa Catarina 88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil deciokrause[at]gmail.com www.cfh.ufsc.br/~dkrause ________________________________ "Você não está pensando. Está meramente sendo lógico!" (Bohr para Einstein) Em 06/03/2011, às 14:38, Claus Akira Horodynski Matsushigue escreveu: > > > > Caríssimo Décio, > > Não é lá muito prudente me meter numa ceara que não é a minha. > > Entretanto, para mim, é mais que claro que a cultura influencia a > "nossa visão de mundo" (com muitas aspas). Porém, a questão > certamente bem mais complicada é se esta influência se dá também > na Matemática e na Lógica (matemática) subjacente. Nesse caso, > temos que ter muito cuidado, pois podemos estar nos afastando da > Metafísica e entrando em um terreno deveras pantanoso, certo? > De qualquer modo, tendo fortemente a achar que SIM também, não > sei o quanto corroborando contigo. > > Nesse caso, sugiro que foquemos na Matemática descrita linguisticamente, > em cuja linguagem seria sim influenciada (e portanto alterada) mediante > condições culturais. Muitíssimo a grosso modo, a Matemática mudaria > porque a linguagem que utilizamos para expressá-la mudaria, ou seja, o > significado "matemático" que daríamos a uma mesma expressão lingüística > (ou às expressões lingüísticas) pode(m) mudar influenciadas pela cultura. > Não sei se concorda! > > Abraços, Claus > > > > > 2011/3/4 Decio Krause <[email protected]> > Olá a todos > Eu me interessei pelas teses de Lera Boroditski há algum tempo, tendo em > vista meus credos de que nossa cultura influencia em muito nossa visão de > mundo (falando em breve), e nossa lógica. Mas o que ela diz é que a linguagem > influencia essa visão de mundo, com o que não concordo in totum. Com efeito, > não falamos a mesma língua que os paraguaios, mas certamente partilhamos a > mesma visão, a despeito de pequenas divergências; em todo caso, isso é > complicado, algo completamente fuzzy, e os textos da Lera que li (e ela > parece uma gata nas fotos) não me soam fortes o suficiente. Quando li seus > textos há algum tempo, escrevi a ela no endereço indicado no seu site (sorry, > Arthur por não usar a horrível expressão "liame"), perguntando se essas > diferentes linguagens implicariam uma diferente matemática ou física (e, > certamente, uma distinta lógica), que é para mim algo importante de se saber. > Bom, creio que ela não teve tempo para responder a um e-mail do 3o mundo. > Mas lembro que Popper, no Conhecimento Objetivo (em algum lugar que não > lembro no momento), chutou que Benjamin Lee Worth (é assim? estou de memória > e posso me equivocar; corrijam por favor sem valer a pena) estudou of índios > hopi e que eles, chuto eu, possivelmente teriam uma matemática diferente. > Bem.... Há ainda análises da sociedade Zande, segundo alguns, permissível com > contradições (com o que não concordo). > Lera me parece brilhante, e seria bacana convidá-la para um papo aqui para > nos conhecer e ver que, aqui nesse imenso Brasil apesar de falarmos a mesma > língua, temos visões completamente distintas do mundo, graças a deus --em > minúsculos (ou não?). > Abraços e obrigado, Paulo Dias, por nos trazer essa importante discussão. > O que vocês acham? Isso é importante. > Abraços. > Décio > > ________________________________ > Decio Krause > Departamento de Filosofia > Universidade Federal de Santa Catarina > 88040-940 Florianópolis, SC -- Brasil > deciokrause[at]gmail.com > www.cfh.ufsc.br/~dkrause > ________________________________ > "Você não está pensando. Está meramente sendo lógico!" > (Bohr para Einstein) > > > > > > > Em 04/03/2011, às 07:42, psdias2 escreveu: > > > Abaixo, transcrevo um artigo da Scientific American Brasil, deste mês, que > > trata de como a linguagem > > (idioma) influencia o processo cognitivo (e vice-versa). É bastante > > interessante e, em muitos trechos, > > bastante engraçado. > > > > Obs.: O artigo está disponível diretamente no site da Scientific American > > Brasil: > > > > http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/como_a_linguagem_modela_o_pensamento.html > > > > Paulo > > _______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
