Samuel Gomes escreveu:

> Isso de que o Qualis é só pra avaliar programas é só o que está "no
> papel" dos documentos da CAPES - todo mundo sabe que ele vem sendo
> usado como instrumento de avaliação individual, e isso tanto
> extra-oficialmente como oficialmente (por exemplo, no programa de
> pós-graduação que eu estou vinculado o professor para pedir para ser
> credenciado tem que ter dois artigos de B2 pra cima nos últimos 5
> anos, sendo um nos últimos 3 anos - e isso está escrito no
> Regimento!!!).

Pois é, Samuel.  E o problema maior é que o Qualis teoria, o Qualis no
papel, é usado para refutar críticas e tentativas de melhorar a
ferramenta.

Crítica: Disciplinas menos tradicionais não são adequadamente
representadas no Qualis.

Refutação Qualis Teoria: O Qualis foi feito para avaliar *programas*.
Portanto, o fato de disciplinas tradicionais carregarem mais peso,
apenas expressa o desejo de ver essas disciplinas bem representadas nos
programas de pós-graduação.  Pesquisadores de disciplinas menos
tradicionais não são prejudicados, pois o Qualis não deve ser usado para
avaliação *individual*.

Crítica: O Qualis não é exaustivo.  Muitos periódicos, principalmente em
áreas de pesquisa emergentes em território nacional não constam na base
de dados.

Refutação Qualis Teoria: O Qualis foi feito para avaliar *programas*.  A
maneira mais eficiente de avaliar a produção de programas é a
posteriori.  Portanto o Qualis não pode, nem deve, ser exaustivo.  A
ausência de periódicos da base de dados não afeta a pesquisa em áreas
emergentes, pois o Qualis não deve ser usado para avaliação
*individual*.

Crítica: Em áreas que não adotam explicitamente critérios bibliométricos
(fatores de impacto etc.), com todas suas maravilhas e misérias, o
Qualis parece altamente sensível às convicções e agendas dos membros do
comitê de avaliação.

Refutação Qualis Teoria: O Qualis foi feito para avaliar *programas*.
Nesse âmbito não há mesmo como escapar o julgamento de um comitê
avaliador.  O Qualis foi feito para auxiliar o comitê na avaliação dos
programas e não prejudica ou privilegia pesquisadores específicos, pois
o Qualis não deve ser usado para avaliação *individual*.

E por aí vai...

--
Hermógenes Oliveira

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/87d1gl3cht.fsf_-_%40camelot.oliveira.