Walter, e demais colegas:

> Existem ATPs  bacanas para  Lógicas Não-Clássicas?  Para a Logica
> Intuicionista certamente existem, e sei (por trabalhar com tablôs,
> dedução natural, axiomaticas hilbertianas, etc) que certamente  se
> podem adaptar  Isabelle,  Mizar, etc, para isso. Mas eu gostaria de
> saber se há ATPs que são 'nativos'  de   Lógicas Não-Clássicas,e o que
> eles  já demonstraram (se é que...)   de 'surpreendente'.

A lista que a Cláudia mandou é ótima, e o material do Otten que a
Valeria apontou também!  Com relação a demonstradores computacionais
_assistidos por humanos_, o meu atual favorito é de fato o Lean,
desenvolvido pelo Leonardo de Moura.

Como provavelmente seria de se esperar, os demonstradores
_automáticos_ não são em geral construídos para *lógicas* específicas,
mas para *sistemas dedutivos* específicos.  Os dois sistemas online
que eu usei mais recentemente foram:
  MetTel 2 (http://www.mettel-prover.org/demo.php)
  Gen2Sat (http://gen2sat-yonizohar.rhcloud.com/gen2sat/?id=blank)
O MetTel é um demonstrador genérico baseado em *tableaux*, no qual é
bastante fácil definir a sintaxe e as regras da lógica em questão, e
gerar a partir daí um demonstrador "nativo" para esta lógica.  O
Gen2Sat é ainda mais simples de se usar, embora um pouco menos
"customizável", e se baseia em *cálculos de sequente* analíticos,
cujos procedimentos de decisão são traduzidos e enviados para serem
tratados por solucionadores SAT genéricos.

Com relação a demonstrações surpreendentes, acho que isto dependo do
que você entende por "surpreendente"!

Com relação à lógica intuicionista, em particular, a família Loparic
tinha implementado online um demonstrador baseado na semântica de
valorações da Andrea.  Neste momento não estou achando, contudo, o
link para o sistema.  Elaine e Giselle também colocaram online alguns
demonstradores para lógicas lineares e modais.  A Cláudia tem
implementado vários sistemas para lógicas não-clássicas baseados em
resolução.  Certamente elas poderão lhe esclarecer melhor, em primeira
mão, sobre seus trabalhos!

Finalizo acrescentando apenas uma pequena clarificação.  A Valéria escreveu:
>
> George Gonthier, um amigo de muitos anos, e' uma das figuras
> famosas, liderando o time que provou de novo o teorema das 4 Cores

Vale notar, contudo, que o que o Gonthier (Microsoft Research
Cambridge) produziu em 2005 não foi apenas uma nova demonstração do
teorema das quatro cores na qual o computador é usado na sub-tarefa de
checagem exaustiva de um grande número de reduções dos mapas, como
fizeram Appel & Haken na década de 70, mas sim uma demonstração
*inteiramente* produzida com o auxílio de um demonstrador automático
(no caso, o Coq).  Isto consiste no que o Gonthier chama de "formal
program proof", a saber, código que diz não apenas *o quê* a máquina
deve fazer, mas também o *por quê* (entendendo por isto que o código
deve conter uma "computer-checked proof of correctness").

Abraços,
Joao Marcos

-- 
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para postar neste grupo, envie um e-mail para [email protected].
Visite este grupo em https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/group/logica-l/.
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_Lhc7EFrv86FSYMa2sfYLv3YJ-ERU3V0nu4we_TYGnmgjA%40mail.gmail.com.

Responder a