Diogo Dias <diogo.bispo.d...@gmail.com> escreveu:

Olá!

Olá, Diogo.

Eu estou estudando Dummett e sua teoria do significado. Em diversas
ocasiões, ele defende a necessidade de distinguir entre prova e
prova canônica, sendo que a última seria responsável por determinado
o significado dos conectivos lógicos. Não obstante, não há uma
definição precisa de prova canônica, e ele próprio reconhece
isso. Gostaria de saber se alguém tem indicações de textos em que
essa noção é definida com precisão.

Dummett oferece uma definição precisa de argumento canônico em _The
Logical Basis of Metaphysics_, em particular os capítulos 11 ao 13
(infelizmente, desconheço traduções deste livro para o português ou
espanhol).

Definições alternativas podem ser encontradas em diversos artigos de
Prawitz, Martin-Löf, Schroeder-Heister, Göran Sundholm, Tor Sandqvist
e outros.  Contudo, dependendo do caso, essas definições podem se
distanciar bastante da perspectiva de Dummett.

Em particular, estou investigando se, e como, é possível gerar
lógicas diferentes a partir de formalizações diferentes da noção de
prova canônica.

Dummett oferece duas definições distintas de validade lógica: uma com
base nas regras de introdução, e outra com base nas regras de
eliminação.  As definições não pressupõe nenhuma lógica específica de
antemão e poderiam, *em princípio*, ser aplicadas a qualquer lógica
bem-comportada (normalização, propriedade da subfórmula).  Por
exemplo, as definições com base nas regras de eliminação podem ser
levemente adaptadas de modo a obter lógicas subestruturais, como a
lógica relevante.

Eu estou trabalhando com isso no momento e, se você quiser, podemos
discutir os detalhes em privado (para não incomodar a lista).

--
Hermógenes Oliveira

https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/20180111105547.Horde.u3Xq_olxYd4hCleCkbl45C8%40webmail.uni-tuebingen.de.

Responder a