Acho que o abaixo assinado de fato tornou-se desnecessário com a
manifestação pública da SBL.

O que importa é não ficar aquele silêncio da classe, como vimos com
procuradores federais e a comunidade jurídica diante dos abusos da Lava
Jato, para dar um exemplo recente.

On Sat, Sep 19, 2020, 17:03 Cassiano Terra Rodrigues <
[email protected]> wrote:

>
> Caro JM,
> esqueci a menção ao humor.
> Mas  lembrei do ensaio sobre o humorismo de Pirandello, no qual aparece a
> diferença entre o mero cômico e o humoristico.
> O cômico é fácil: apenas contrariar as expectativas ou diferir do senso
> comum, da estética comum, provoca um efeito de riso cômico superficial na
> maioria. Mas contrariar a normalidade é banal. Qualquer um pode fazer isso.
> Mais difícil é produzir humor, no sentido de Pirandello: contrariar a
> normalidade de forma a produzir reflexão, dar um sentido ao "sentimento do
> contrário", como ele diz. Aí está o verdadeiro humorismo: por contrariar a
> normalidade, o humorista se eleva do nível cômico pq o efeito pode levar a
> querer chorar com a percepção de que a realidade é exatamente o contrário
> do que vemos!
> Pirandello nesse ensaio diz que o humorista cuida não só do visível, mas
> também do invisível, da sombra, daquilo que não se vê imediatamente, mas
> esconde a realidade das coisas. Os gracejos simplesmente cômicos assim
> podem na verdade revelar não só a inépcia do comediante, mas o tanto de
> sombra por trás de uma frustrada intenção de fazer rir. Ao invés de
> provocar o sentimento da contrariedade, provoca a vergonha alheia e o
> meramente ridículo.
> Abraços,
> cass.
> On Saturday, September 19, 2020 at 12:42:50 PM UTC-3 Joao Marcos wrote:
>
>> Agora sim, Filosofia!
>>
>> Faltou apenas tocar no ponto do humor: este pode ter uma função
>> genuinamente filosófica, ao fazer pensar, mas também pode ser rasteiro
>> e escorregar para o indesejável, acabando assim por não cumprir
>> qualquer função útil no diálogo filosófico --- ou na argumentação
>> lógica.
>>
>> []s, JM
>>
>> On Sat, Sep 19, 2020 at 12:13 PM Cassiano Terra Rodrigues
>> <[email protected]> wrote:
>> >
>> > De acordo, Julio.
>> > Abaixo-assinados me parecem bastante confortáveis do ponto de vista
>> psicológico, podem até ser catárticos, mas na minha experiência sua
>> eficácia está próxima da de notas de repúdio e coisas do tipo, ou seja,
>> necas de pitibiribas.
>> > Faço apenas uma consideração sobre a estética, uma vez q vc abriu o
>> tópico. E não me estenderei além deste email.
>> > A genuína obra de arte tem a capacidade de transtornar nossa percepção
>> e se recusar ao entendimento fácil. E isso pq o significado é uma função da
>> interpretação, é mais da parte da intenção do leitor do que da intenção do
>> autor. No entanto, só é possível interpretar qdo há o que interpretar, isto
>> é, quando o signo se dá à interpretação. Aí é q está a diferença entre uma
>> obra de arte genuína e um pastiche esvaziado de maior significação: este é
>> facilmente interpretado sem confrontar assunções assumidas, reduzindo-se
>> aos preconceitos que permeiam o simbólico social. A genuína obra de arte
>> não apenas permanece na história, mas permanece pq não se deixa reduzir a
>> preconceitos superficiais e conclusões fáceis. A intenção do autor nesse
>> caso é como os abaixo-assinados e as notas de repúdio: irrelevante. Mas a
>> forma como os signos se organizam não é. Então, há artistas genuínos, os
>> que conseguem transtornar interpretações comuns e suscitar perguntas e
>> inferências criativas com suas obras. Nesse sentido, pontuo a vc que uma
>> boa linguagem visual mesmo q abstrata e não figurativista suscita dúvidas,
>> questionamentos, ilações diversas, não necessariamente se conforma ou
>> reflete valores dominantes em seu meio social. Mas concordo plenamente e
>> reforço o que vc disse em outro ponto: como todo signo significa em
>> primeiro lugar a si mesmo, toda linguagem já intenciona um leitor presumido
>> e busca ilações presumidas por parte desse leitor. Então, definir contextos
>> e paratextos para as "mensagens" (detesto esse termo, acho q deveria ser
>> banido, mas não tenho outro melhor) é fundamental em qualquer estratégia
>> comunicativa, principalmente as estéticas.
>> > Mas há também os mais comuns, aqueles que querem ser artistas mas não
>> conseguem combinar signos de maneira inteligente e criativa, ficando no
>> âmbito da reprodução de preconceitos, causando choques reativos com o
>> público, embates desprovidos de inteligência e apenas causadores de reações
>> de natureza emocional rasteiras e imediatas. Usam dos meios que têm como
>> expressão de sua subjetividade, o que não basta para legitimar obra alguma
>> (quando ela existe).
>> > Como diz a sabedoria milenar, a boca fala do que o coração está cheio.
>> Ou, o que é o mesmo: pelos seus frutos os conhecereis.
>> > Então, como não podemos presumir que nós mesmos somos criadores da
>> magnitude que admiramos e muito menos que nossas obras serão interpretadas
>> como nós as interpretamos, toda cautela, humildade e sobretudo falibilidade
>> é pouca. Podemos simplesmente nos rebaixar querendo ser sublimes.
>> > Desculpem se me alonguei.
>> > Abraços e espero que evoluamos,
>> > cass.
>> >
>> >
>> > Il giorno gio 17 set 2020 alle ore 17:17 Julio Stern <
>> [email protected]> ha scritto:
>> >>
>> >>
>> >> Caro Adolfo e demais redistas:
>> >>
>> >> Uma abaixo assinado eh extremamente confrontatorio; Vamos com calma.
>> >> Queimada serve para limpar o mato, mas frequentemente queima muito
>> mais do que se queria.
>> >> Gostaria de tentar um caminho alternativo -- o do Dialogo.
>> >>
>> >>
>> >> Caro Jean-Yves:
>> >> Procure Ouvir o que a comunidade tem a dizer.
>> >> O Talmud ensina que temos uma boca e dois ouvidos para equilibrar
>> nossa tendencia a falar mais do que escutar.
>> >>
>> >> Como tentei argumentar no meu e-mail, ha uma diferenca entre
>> manifestacoes artisticas pessoais, e escolhas esteticas a serem feitas para
>> uso institucional.
>> >> Se a estetica que voce utiliza para veicular ideias na comunidade
>> profissional de Logica e Filosofia nao agradam, procure ouvir e escutar com
>> atencao o que esta comunidade esta te dizendo.
>> >>
>> >> Ninguem aqui quer por burca em ninguem, nem cercear manifestacoes
>> artisticas.
>> >> Todavia, creio que a estetica dos meios de comunicacao de uma
>> sociedade devem refletir os valores e as preferencias da mesma ou, ao
>> menos, nao lhe serem ofensivos.
>> >>
>> >> Peco que voce reflita um pouco, e nos traga suas conclusoes amanha ou
>> depois.
>> >> Aos demais, peco que aguardem.
>> >>
>> >> Tudo de bom,
>> >> ---Julio Stern
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> ________________________________
>> >> From: Adolfo Neto <[email protected]>
>> >> Sent: Thursday, September 17, 2020 7:54 PM
>> >> To: Cassiano Terra Rodrigues <[email protected]>
>> >> Cc: LOGICA-L <[email protected]>
>> >> Subject: Re: [Logica-l] sobre os efeitos negativos da estética
>> questionável da "paraconsistent newsletter"
>> >>
>> >> Concordo com Elaine e todos os demais. Que tal a gente fazer uma
>> espécie de abaixo assinado?
>> >>
>> >> On Thu, Sep 17, 2020 at 3:35 PM Cassiano Terra Rodrigues <
>> [email protected]> wrote:
>> >>
>> >> Colegas,
>> >>
>> >> junto-me às manifestações já dadas.
>> >> Lamentável, vergonhoso.
>> >> Saudações,
>> >> cass.
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> --
>> >> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L"
>> dos Grupos do Google.
>> >> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,
>> envie um e-mail para [email protected].
>> >> Para ver essa discussão na Web, acesse
>> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/7a36c050-5031-404f-a777-106a6642206dn%40dimap.ufrn.br.
>>
>> >>
>> >>
>> >>
>> >> --
>> >> ==================================================================
>> >> Adolfo Neto
>> >> Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
>> >> Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
>> >> Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br
>> >> ==================================================================
>> >>
>> >> --
>> >> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L"
>> dos Grupos do Google.
>> >> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,
>> envie um e-mail para [email protected].
>> >> Para ver essa discussão na Web, acesse
>> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CANspyYXPdGoX10yMx0WvJZuuTuPra7fR-S%3D7qh3y%3D2YpXNq5%2Bw%40mail.gmail.com.
>>
>> >
>> >
>> >
>> > --
>> > Cassiano Terra Rodrigues
>> > Prof. Dr. de Filosofia - IEF-H-ITA
>> >
>> > Praça Marechal Eduardo Gomes, Nº 50
>> > Vila das Acácias
>> > São José dos Campos
>> > São Paulo, Brasil
>> > CEP: 12228-900
>> > Tel. (+55)-12-3305-8438 <+55%2012%203305-8438>
>> > - Sala F0-206 -
>> >
>> > --
>> > lealdade, humildade, procedimento
>> >
>> > --
>> > Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
>> Grupos do Google.
>> > Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele,
>> envie um e-mail para [email protected].
>> > Para ver essa discussão na Web, acesse
>> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CALYh6%2BudkY2Qe6OsK2XG4pe-RW4Ca%2BvGRkdgK%2B9ZaX%3Dj7im%2B9g%40mail.gmail.com.
>>
>>
>>
>>
>> --
>> http://sequiturquodlibet.googlepages.com/
>>
> --
> Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos
> Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie
> um e-mail para [email protected].
> Para ver essa discussão na Web, acesse
> https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/8194430e-b61f-4f97-9fc5-19331b2cc56fn%40dimap.ufrn.br
> <https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/8194430e-b61f-4f97-9fc5-19331b2cc56fn%40dimap.ufrn.br?utm_medium=email&utm_source=footer>
> .
>

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CANspyYW57%3DUvPgTp443sMS4jBU6TOu1DNLAxrxukVf_fg40CTQ%40mail.gmail.com.

Responder a