E não é que esta é mesmo uma lista de "discussão"?!

O fenômeno todo aqui é bastante ilustrativo da multicolorida
(ir)racionalidade humana.  Sem nenhuma ordem particular:

(0) Pessoas crêem que alcançarão seus objetivos usando uma estratégia
questionável ou propositalmente afrontosa.

(1) Pessoas da comunidade se irritam porque consideram a forma de
comunicação escolhida por outra pessoa plenamente inaceitável.

(2) Pessoas acreditam que podem chamar outras à razão chamando-lhes a
atenção publicamente para isso.

(3) Pessoas ficam preocupadas (ou mesmo iradas) porque acreditam
(justificadamente ou não) que a reação gerada contra as atitudes de outrem
respingará na comunidade por eles partilhada.

(4) Pessoas estão convencidas de que não precisam se desculpar por terem
(inadvertidamente ou propositalmente) ofendido outras classes de pessoas ao
se expressar ou agir de uma forma que não é presentemente considerada
socialmente aceitável.  (Há muito espaço para questionamento aqui --- um
exemplo disto está na "polêmica" que teria levado Ao recente abandono do
Twitter por parte de John Carlos Baez.)

(5) Pessoas que se encontram anteriormente indispostas com outras (ou com a
infeliz situação política mundial), por motivos recentes (bem justificados
ou não) ou tirados do fundo do baú, mostram uma irritação aparentemente
desproporcional a respeito de manifestações destas últimas.

(6) Pessoas acusam outras de se posicionarem sobre um determinado assunto
de forma supostamente vaga ou não suficientemente incisiva.

(7) Pessoas não se convencem (ou não desejam se convencer) que atraem
antipatia contra si e contra o seu trabalho por motivos completamente
alheios à qualidade científica da sua contribuição.

(8) Pessoas movem mundos, propõem abaixo-assinados e escrevem manifestos de
censura com objetivos (aparentemente) primordialmente performativos.

(9) Pessoas que preferem se omitir, ou que preferem silenciar, ou que não
têm interesse no diálogo argumentativo (ou simplesmente não levam jeito
para isso), ou que estão dispostas a todo tipo de malabarismo argumentativo.

(...)

(\aleph) Pessoas emitem suas opiniões de forma interminável, acreditando
serem capazes de identificar o comportamento irracional de _outras_ pessoas.

E por aí corre a história, num diálogo de surdos, entre alfinetadas,
ponderações, e ações de cancelamento...  Sem prejuízo ao direito de
réplica, tréplica ou esclarecimento, peço somente aos colegas que não se
esforcem para vestir carapuças --- há provavelmente carapuças suficientes
aqui para quase todos os participantes da discussão (inclusive para mim).
Precisamos de mais e melhor Filosofia para desenrolar tudo isto!

Talvez um raciocínio paraconsistente seja útil para conseguirmos entender
como podemos tantos de nós estarmos certos e errados ao mesmo tempo?

Esta é minha última mensagem sobre este assunto.  Saudações,
Joao Marcos

-- 
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos 
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um 
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse 
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LiwTSK0Wm-603r4q8y8FGp_pyF1obPsKO2-zDzPFrTF3w%40mail.gmail.com.

Responder a