Camaradas, bons dias.
Paz, saúde e alegria, espero q esta os encontre bem.
O negacionismo não é um fenômeno novo, como sabemos, tampouco a "ascensão"
do irracionalismo, q de ascensão não tem nada, dada a sua permanência
histórica milenar.
Mas ao ver o video enviado pelo Eduardo, eu me lembrei de um livro da Irina
Metzler,
<<Fools and idiots? Intellectual disability in the Middle Ages>>
Facilmente encontrável na biblioteca putiniana.
Na Idade Média, em algumas situações, animais chegaram a ser julgados pela
lei, ao passo q "idiotas", "néscios", "estúpidos", crianças e outros seres
ilógicos ou irracionais não eram considerados imputáveis. O contraste
histórico com os nossos critérios positivistas de racionalidade ("verdade
dos fatos", "validade lógica" etc.) é interessantíssimo e nos faz pensar se
somos o q gostamos de pensar q somos.
Um abraço e boa semana,
cass.
On Saturday, April 10, 2021 at 8:25:42 PM UTC-3 eduardoochs wrote:
> Acabou de acontecer uma live/entrevista com o Marco Casanova,
> sobre o livro dele "A persistência da burrice":
>
> https://www.youtube.com/watch?v=8pFTG_tvP5Y
>
> Eu tou assistindo a gravação empolgadíssimo.
> Acho que ela complementa bem os vídeos sobre falácias.
>
> [[]] =) =) =),
> Eduardo
>
--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos
Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um
e-mail para [email protected].
Para ver esta discussão na web, acesse
https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/f66b803a-0cbd-491f-8ae5-72d3434d062en%40dimap.ufrn.br.