Valeu Fernando, grande abraço!

Valeu Fabrício, acredito que você trabalha na região da Berrini, manda um
abração para todo mundo por lá.

Cada empresa tem um motivo para contratar... umas querem uma certificação
para atender as exigências de uma licitação... outros querem alguém que fale
fluentemente inglês porque o superior imediato e os clientes serão
americanos... outras ainda colocam em seu plano de cargos e salários que o
cargo de SysAdmin tem que ser preenchido por alguém com graduação.. existem
algumas que contratam o amigo do irmão do dono.
Tem empresa que exige que o candidato escreva uma redação, apesar de algumas
empresas aplicarem testes grafológicos, com certeza a maioria está testando
se o candidato tem habilidade na comunicação escrita.. e por aí vai.

Eu pessoalmente, gosto de aplicar algum teste técnico e depois trocar uma
idéia pessoalmente para saber se a pessoa é adequada ao cargo... os outros
itens seriam apenas complementares. Com certeza um candidato não seria
excluído por não ter certificações. Isso é claro, se estivesse na função de
seleção técnica.

Pensar apenas em certificação deixa seu leque de possibilidades muito
fechado, mas cada um vai traçando seu caminho. Acho o que vem antes de tudo
é o conhecimento, o resto é consequencia, e isso só vem como resultado de
muito estudo.

Atenciosamente,
Leonardo Neves Bernardo
Analista de Suporte Unix/Linux
LPIC3 (core+mixed environment+security) + RHCT