Olá integrantes da OBM-L,

em probabilidade temos os seguintes

Teorema 1: Se A e B são dois eventos quaisquer, então

                        P(A U B)  =  P(A) + P(B) – P(A inter B).

            Teorema 2: Se A, B e C são três eventos  quaisquer, então

                        P(A U B U C)  =  P(A) + P(B) + P(C) – P(A inter B) –
P(A inter C) – P(B inter C) + P(A inter B inter C).

Eu estou com dificuldade em demonstrar o Teorema 2. Estou partindo do lado
esquerdo da igualdade, tomando

(A U B U C) = [(A U B) U C]

e aplicando o Teorema 1. Entretanto não consigo encontrar o termo P(A inter
B inter C) do lado esquerdo da igualdade.

Aguardo sugestões para a demonstração.

Obrigado, carry_bit.

Responder a