Seguinte Bruno, o livro usa o axioma da indução para resolver, apenas não
entendi como ele concluiu, como disse estou um pouco enferrujado, mas com um
pouco de paciência vou conseguir
ele usa,
Seja S um subconjunto de N tal que
i) 0 pertence a S
ii) S é fechado com respeito à operação de "somar 1" a seus elementos, ou
seja,
para todo n, se n pertence a S, então n+1 pertence a S
Logo, S = N
pois é como falei o livro usou isso, e não ficou tão claro algumas coisas,
vejam:
Corolário 1
Não existe nenhum número natural n tal que 0 < n < 1.
Demonstração: O enunciado acima é equivalente dizer que
p(n) : n > 0 -->n>=1
é verdade para todo n pertencente aos Naturais.

Sendo 0 > 0 falso, segue-se que p(0) : 0 > 0 --> 0>=1 é verdade.

Por outro lado, note que p(n+1) : n+1 > 0--> n+1>1 é verdade para todo n
natural. De fato, n + 1> = 1 é verdade para todo n natural. Logo, sendo
p(n+1) verdade para todo n, segue-se que p(n) --> p(n+1) é verdade para todo
n natural.
Portanto o resultado decorre do Princípio da Indução Matemática

Prá quem está afiado o autor deve está sendo extremamente claro, só que prá
mim não está tão claro...

Então se alguém consegui entender claramente, pederia por favor que me
esclarecesse, desde já agradeço bastante.

Abraços

Pedro Jr

Responder a