Alamir:

Quando você escreveu: " Problema: Verifique se a aplicação f(x,y,z)=(y,z,0)
em R3 é linear" era possível supor que a aplicação, se linear, transformaria
o terno de reais (x,y,z) de R3 no terno de reais (y,z,0) de R3. Em termos
geometricos, no R3, essa aplicação seria uma transformação linear que
levaria o ponto de coordenadas P=(x,y,z) ao ponto P' (do mesmo R3) de
coordenadas P'=(x'=y,y'=z,z'=0). Em relação à base canônica do R3, a matriz
3x3 que pode representar essa transformação, efetuando um mapeamento, é a
que citei no email anterior.
Note que essa aplicação é degenerada porque os pontos (do espaço) de R3 são
transformados em pontos do plano coordenado xy (a terceira coordenada, z', é
sempre nula). Isto, de fato, está patente na matriz, pois seu determinante é
nulo.
Ouras considerações geométricas poderiam ser feitas, mas não vou cança-lo
com isso.

A Álgebra Linear é de uma amplitude magnifica, mas é preciso traduzir essas
aplicações simples ou elementares para que o seu entendimento fique mais ao
alcançe de todos. Para alguns pode existir mais "poesia" num mapeamento do
R3 no R3 do que um mapeamento do Rp no Rq; especialmente para os neófitos.

Por exemplo: em relação à base canônica do R3, uma matriz simétrica não
degenerada pode representar uma aplicação linear dos pontos de uma
superfície esférica centrada na origem e raio igual a 1 em pontos de uma
quádrica. Você poderia descobrir um caminho que pudesse predizer que tipo de
quádrica seria essa?

Eis ai um belo problema simples, mas cheio de sabedoria e utilidades
práticas imediatas.

Cordiais saudações.

JWG

Responder a