Boa Noite!

Veja se serei claro... se tiver alguma duvida quanto ao que eu vou propor é
só me avisar... Acho que dessa forma está certo:

(Fazer o desenho ajuda muito)

Como conseqüência do que é dado, o ângulo(ABC)=ângulo(ACB)=b. Além disso,
podemos considerar o ângulo(BAC)=a.

Assim, produziremos a eq. I: a + 2b = 180

Como Ang(ABD)=12 graus, logo Ang(CBD) = b – 12... Assim, também tem-se que,
como BC=CD, o Ang(BDC) = b – 12 também.

Fora isso, o Próprio Ang(BDC) é externo e oposto em relação aos ângulos ABD
e BAD do triangulo ABD. Logo, como ele equivale a soma dos opostos, Ang(BDC)
= Ang(BAD) + Ang(ABD).

Assim, como Ang(BAD) é congruente ao Ang(BAC), temos a eq. II: b – 12 = a +
12

Logo, organizando um “sisteminha”:

eq. I: a + 2b = 180

eq. II: b – a = 24

têm-se que a=44 graus...

Não sei se acertei, porque eu não entendo o porquê do examinador dar
qualquer informação referente ao ponto E se ela não chega a ser usada para
achar a informação desejada.

Ainda mais pelo fato de aparecer a semi-circunferência provando que o ângulo
BDE é reto. Bom, se a pergunta for esse mesmo essa é a resolução que eu
proponho...

Abraço,

JG