Existe uma sala quadrada de lado L. Em um dos lados existe uma porta do
tamanho da parede, ou seja, L. Portanto uma das paredes é só a porta. Chame
esse quadrado (sala) de ABCD, e seja o segmento AB a porta. Essa porta, ela
se abre de um jeito particular, o ponto A da mesma segue em linha reta pelo
segmento AB, enquanto o ponto B dela segue reto pelo segmento BC. Portanto,
quando ela abre, ela varre certa área de dentro da sala. Qual o valor dessa
área?

Este problema é MUITO trabalhoso, então eu optei por usar o Maple para fazer
a parte hard e fiquei só com a parte soft.

Inicialmente, é necessário transformar o problema num problema de Geom.
Analítica:

Vou definir o quadrado em coord. cartesianas:

O = (0, 0)  ;  A = (0, L)  ;  B = (L, L)  ;  C = (L, 0)

A extremidade "E" da porta sai de "B" e vai até "A", percorrendo a reta  y=L
;

A extremidade "F" da porta sai de "C" e vai até "B", percorrendo a reta  x=L
.

Evidentemente,  EF=L

A área que a porta varre é delimitada pelas retas  y=L  e  x=L  e pela
seguinte curva:

Seja uma reta perpendicular à reta EF , passando por "O". Esta reta
intercepta a reta EF no ponto "P". O lugar geométrico de "P" é a curva que
delimita a varredura da porta.

O problema se resume em achar a equação desta curva...

Bem, quem quiser, e tiver um bocado de "saco", que ache... Eu,
particularmente, vou apelar:

Theta = ângulo COP

Para theta=PI/4 , OP é mín.

OP(theta=PI/4) = sqrt(2)L – L/2 = 0.9142 L , caso fosse "L", a curva
supracitada seria um círculo...

Assumir que a tal curva seja círculo, já seria uma aproximação preliminar.
Neste caso a área da varredura da porta seria:

L^2 – (PI*L^2)/4 = 0.2146 L^2

Mas é possível melhorar bastante esta aproximação preliminar: basta assumir
que OP varie de forma cossenoidal em função de "theta".

Acredito que esta segunda aproximação cossenoidal sirva "fapp" (For All
Practical Purposes)!

Vou, agora, fazer uma rotação de PI/4 , para poder integrar "theta" de –PI/4
(OC) até +PI/4 (OA).

Então:

Theta = 0  à  OP = L(sqrt(2) – 0.5) = 0.9142 L ;  delta = L – L(sqrt(2) –
0.5)

Theta = –PI/4  à  OP = L ;

Theta = +PI/4  à  OP = L .

OP(theta) = L – cos(2*theta)*delta

Uma área infinitesimal, DENTRO da curva, i.e., voltada para "O", é definida
por:

dA =  (OP^2)/2 d(theta)

A = Integral[ (OP^2)/2 d(theta) , theta = –PI/4 ... +PI/4) ]

A = ( 25PI/32 + sqrt(2) – 3/2 – 3PIsqrt(2)/8 ) L^2 = 0.7025 L^2

Finalmente, a área de varredura da porta é:

L^2 – 0.7025 L^2 = 0.2975 L^2   (i.e., 30% da área do quadrado!).

--
Saudações,
AB