Sim, o autor do email se duvida esta ciente que a serie diverge.

achei um link melhor para a leitura:
http://math.ucr.edu/home/baez/twf_ascii/week126

E uma curiosidade, a carta de Ramanujan a Hardy falando sobre suas
descobertas em series divergentes (foi a terceira carta que ele mandou
falando sobre sua teoria, a primeira o professor mandou ele estudar series
pq elas divergiam =p)

  Dear Sir,

  I am very much gratified on perusing your letter of the 8th
  February 1913.  I was expecting a reply from you similar to the one
  which a Mathematics Professor at London wrote asking me to study
  carefully Bromwich's Infinite Series and not fall into the pitfall
  of divergent series.  I have found a friend in you who views
  my labors sympathetically.  This is already some encouragement to
  me to proceed with an onward course.  I find in many a place in your
  letter rigourous proofs are required and so on and you ask me to
  communicate the method of proof.  If I had given you my methods of
  proof I am sure you will follow the London Professor.  But as a fact
  I did not give him any proof but made some assertions as the following
  under my new theory.  I told him that the sum of an infinite number
  of terms in the series 1 + 2 + 3 + 4 + ... = -1/12 under my theory.
  If I tell you this you will at once point out to me the lunatic
  asylum as my goal.

  - Srinivasa Ramanujan's second letter to G. H. Hardy

2008/12/22 LEANDRO L RECOVA <leandrorec...@msn.com>

>  A primeira serie e a serie harmonica e ela e divergente.
>
> Tem um documento interessante a esse respeito:
> http://ferrari.dmat.fct.unl.pt/services/AnalMat2A/AMII-A-2004-TE-Cap3.pdf
>
> Voce tambem pode ver isso em qualquer livro de Calculo ou analise.
>
> Regards,
>
> ------------------------------
>
> From: markitov...@hotmail.com
> To: obm-l@mat.puc-rio.br
> Subject: [obm-l] 1+2+3+4+5+...
> Date: Mon, 22 Dec 2008 00:57:43 +0000
>

> Olá, pessoal!
>
> A um bom tempo atrás, li sobre uma "prova" feita por Ramanujam de que
> 1+2+3+4+5+...=-1/12
> Recentemente fiquei interessado em olhar a prova xD, alguém a conheceria?
> Também fiquei interessando na "prova" de Euler de que 1-2+3-4+5-6+...=1/4,
> alguém conheceria esta também?
>
> Muito obrigado pela atenção!

> Instale a Barra de Ferramentas com Desktop Search e ganhe EMOTICONS para o
> Messenger! É GRÁTIS!

Responder a