Ola Marcelo e demais colegas
desta lista ... OBM-L,
( escreverei sem acentos )

Sejam :

A -> caixas na cor azul
B -> caixas na cor amarelo
C -> caixas na cor verde
D -> caixas na cor vermelho.

Uma solucao de A+B+C+D=10 na qual so figurem numeros inteiros
nao-negativos pode ser interpretada como uma maneira de pintar as
caixas. Assim, a 4-upla (A,B,C,D)=(3,2,0,5) significa que tres caixas
foram pintadas de azul, duas caixas foram pintadas de amarela, nenhuma
caixa foi pintada verde e cinco caixas foram pintadas de vermelho.

O total de solucoes inteiras nao-negativas de A+B+C+D=10 nos da,
portanto, o numero de maneiras possiveis de pintarmos as 10 caixas com
as quatro cores disponiveis   - claro, supondo-se que duas caixas
ainda nao pintadas sao indistinguíveis !

Isto posto, fica facil ver que considerando agora as solucoes de
A+B+C+D=10 nas quais A > 0 ( "A" e positivo ), vale dizer, todas as
solucoes de A+B+C+D=9, teremos todas as maneiras de pintar as caixas
nas quais  AO MENOS UMA CAIXA FOI PINTADAS DE AZUL.

Existe um algoritmo direto, mesmo uma "formula", para o total de
solucoes inteiras e nao negativas de uma equacao diofantina da forma
X1 + ... + Xn = M, o que responde a sua questao. A formula e :

Binom(N+M-1,M)

No seu caso : N=4 e M=9. Logo : Binom(4+9-1,9)=220

Um Abraco a Todos !
Paulo Santa Rita
20604092020