Ola Marcelo e demais colegas
desta lista ... OBM-L,

Voce deve estar fazendo alguma confusao. O problema ou e impossivel ou
e muito simples. Explico. Quando a reta "r" corta o angulo AOB nos
pontos C e D,  supondo que OC < OA e OD < OB teremos  que a igualdade
entre os angulos ( correspondentes ) <AOB e <ACD implica que a reta
"r" e paralela a reta que contem OB, nao podendo pois ocorre
intersecao entre estas duas retas (na geometria euclidiana) . Logo, o
ponto "D" nao pode existir, ele um absurdo. ...

Se voce supor que OC > OA e OD > OB entao a igualdade entre os angulos
<AOB e <ACD implica que o triangulo OCD e isosceles => DC=DO. Ao
tracar as bissetrizes CE e OE teremos que <ECO = <EOC => o triangulo
CEO e isosceles  =>  CE=OE. Por outro lado, os angulos <ECD e <EOD sao
iguais, pois sao metades de angulos iguais. Assim :

CE=OE
<ECD = <EOC
DC=DO

Pelo caso LAL os triangulos CDE e ODE sao iguais ( congruentes ). Logo
: <CDE=<BDE.

Um abraco a todos
PSR,41504091111