2009/4/22 Albert Bouskela <bousk...@ymail.com>:
> Olá!
Salve Albert e toda obm-l !

> Dentre os números não-algébricos, “pi” é o que possui a prova mais fácil da
> sua “irracionalidade”, i.e., apenas uma página. Você pode encontrá-la em
>
> http://www.math.upenn.edu/~deturck/m509/niven.pdf
Muito legal essa prova ! Mas bastante mágica, devo dizer... E em
termos de comprimento, eu gosto mais da do "e" (o que acontece de novo
no caso de provar que são transcendentes, ou seja, a do "e" é mais
fácil também, na minha opinião) :
Diga que e = p/q
note que as  aproximações de e pela definição clássica (como limite de
x_n = 1 + 1 + 1/2 + 1/3! + ... + 1/n!) diferem de menos de 1/(n * n!)
do valor exato de e (some 1/(n * n!) no final e chame y_n = x_n + 1/(n
* n!), e veja que x_n é crescente e y_n é decrescente). Ora, o
presumido denominador de e é um numero finito, certo ? Logo, compare
os termos da soma até o índice q :
1 + 1 + 1/2 + ... + 1/q! < p/q < 1 + 1 + 1/2 + ... + 1/q! + 1/(q * q!)

Multiplicando por q! dos dois lados, temos que
Inteiro bem grande < p * (q-1)! < Inteiro bem grande + 1/q

Ou seja, há um inteiro num espacinho pequeniniho. Absurdo. Uma coisa
legal desta prova é que não precisa de nada além da definição do e (a
do pi, precisa saber fazer contas com senos e cossenos, ou seja,
provar os vários limites clássicos, e o cara pula um bocado na
integração por partes - eu me lembro de ter visto uma prova parecida
mas que na minha memória era bem mais longa do que a página do nosso
amigo de Purdue !!)

> Sds.,
> Albert Bouskela

Abraços,