Oi, Marcelo.

Finja que eu sou seu sobrinho, e eu te pergunto o que eh raiz quadrada? Voce
provavelmente vai responder algo como "a raiz de x eh este numero
(positivo?) que, quando elevado ao quadrado, dah x". Ou seja, raiz(x)=y
SIGNIFICA y^2=x (com y positivo). A raiz de x foi INVENTADA para resolver a
equacao x^2=a (apesar de raiz(a) nao ser a UNICA raiz disso).

Entao eu te pergunto -- qual a "formula" da raiz quadrada.... bom, nao tem,
neh? Quer dizer, a formula da raiz quadrada eh a propria raiz quadrada!
Claro, ha maneiras de estima-la, mas, no fundo no fundo, quando a gente quer
falar deste numero positivo cujo quadrado eh 0,6, a gente fala mesmo direto
assim: raiz(0,6). Se voce quer CALCULAR este numero, bom, ha algoritmos para
estima-lo, mas eu usaria uma tabela ou uma calculadora....

Bom, arcsin(x) eh parecido. O que eh arcsin(x)? Eh o numero y (entre -pi/2 e
pi/2), cujo seno dah x. Isto eh, arcsin(x)=y SIGNIFICA sin(y)=x (com y entre
-pi/2 e pi/2). O arcosseno foi INVENTADO para resolver sin(x)=0,6 (apesar de
arcsin(0,6) nao ser a UNICA raiz disso).

Qual a "formula" do arcsin? Bom, nao tem, isto eh, a formula eh o proprio
arcosseno! Claro, ha maneiras de estima-la, mas, no fundo no fundo, quando a
gente quer falar deste angulo cujo seno dah 0,6, a gente fala mesmo direto
assim: arcsin(0,6). Se voce quer CALCULAR este numero, bom, ha algoritmos
para tanto, mas nao ha motivo para NAO usar uma tabela ou uma
calculadora....

Isso dito, se voce REALMENTE quer detalhes sobre as maneiras de estimar esta
funcao (voce citou que quer ver, por exemplo, a serie de potencias), tente
isso: vah ao site da Wolfram Alpha (http://www.wolframalpha.com/) e digite
arcsin(x) na caixa de procura. Eles vao te dar um MONTE de informacoes sobre
a funcao arcosseno, incluindo varias expansoes em series que podem servir
para estima-la.

Abraco,
       Ralph

Responder a