Oi, Francisco.

Cuidado -- a esta altura da teoria, nao sabemos se a^n eh divergente!!!
Alias, eh o contrario, depois que fizermos este item (i), CONCLUIREMOS que
a^n eh divergente.

Acho que o jeito mais logicamente solido de fazer o item (i) eh escrever
a=1+b, com b>0. Depois, use (ou prove por inducao) que (1+b)^n>1+bn para n
natural e b>0. A partir daqui, fica mais facil mostrar que a^n eh
divergente, isto eh, que o conjunto f(Z) eh ilimitado superiormente.

Abraco, Ralph.

Responder a