Oi Dinei, blz? Tow brincando com o cubo aki hehe! Se liga que a^(p-1) =1 (mod p) qndo mdc(a,p)=1 blz, porque isso implica a^p=2 (mod p)?
Tow mongolizando mto? Naum seria a^p=a (modp)? Date: Tue, 1 Feb 2011 17:28:45 -0200 Subject: [obm-l] Re: [obm-l] Questão - Teoria dos Nùmeros From: [email protected] To: [email protected] Sabemos que n não pode ser par. Seja p um numero primo que divide n (n=p*n´). Temos que 2^n =1 (mod p), mas sabemos que a^(p-1)= 1 (mod p) => a^p =2 (mod p) sempre que mdc(a,p) = 1 Mas 1 =2^n = 2^(p*n') = (2^n')^p = 2 , pois mdc( 2^n' , p ) = 1 logo 1= 0 mod p Unica solução é n=1. 2011/2/1 Jordan Piva <[email protected]> Aí pessoal, alguém pode me ajudar c/ uma questão: Achar todos os naturais tais que (2^n-1)/n é inteiro. Essa questão é de um artigo da eureka mto antigo, serio soh consegui ver q n não é par, nem multiplo de 3, nem de 5. Vi que não é primo e nem potencia de primo, mas daih naum saiu mais nd, devo tah mongolizando. Abrcs a todos!

