Date: Tue, 24 May 2011 18:29:40 -0300
Subject: [obm-l] Re: [obm-l] [obm-l] RE: [obm-l] Número de partições de um
conjunto
From: wgapetre...@gmail.com
To: obm-l@mat.puc-rio.br

2011/5/23 Rogerio Ponce <abrlw...@gmail.com>

Ola' Paulo e colegas da lista,
minha sugestao e' calcular de quantas formas podemos dividir as bolas de cada
cor ( --> #solucoes nao negativas), e multiplicar tudo no final.

[]'s
Rogerio Ponce

Isso me parece ser a maneira mais simplesExistem 9 maneiras de se dividir 8
bolas identicas entre duas pessoas (e C(11,3) de dividir entre 4 pessoas). Faz
a mesma coisa para as demais e depois multiplica.
Obtemos 9*11*16, para 2 pessoas e obtemos C(11,3)*C(18,3)*C(13,3) para as 4
pessoas.

Responder a