2011/10/16 Ralph Teixeira <ralp...@gmail.com>

> Para mim, falta alguma especie de hipotese na distribuicao de probabilidade
> a priori dos numeros nos envelopes -- nem que seja uma chutada inventada da
> minha cabeca.
>
> Por outro lado, reconheco que estou pensando no problema mais simples --
> olho a distribuicao de probabilidade a priori, calculo a probabilidade do
> outro envelope ser maior que 173 (dado que este eh 173, se for o caso),
> decido. Deve haver raciocinios mais espertos que eu nao estou tentando
> fazer, ou maneiras espertas de estimar esta a priori baseado em que sabemos
> [...]

Bem, o jogo se resume a escolher a alternativa que lhe trará maiores ganhos
sem que haja quaisquer razões convincentes pra escolher dentre uma e outra.
Claro que é possível fazer este tipo de análise que você está falando, mas
mesmo que exista uma regra para a geração do outro número, esta não pode ser
conhecida e esta pode ser regida por questões meta-jogo (como, por exemplo,
que a variável aleatória dará preferência a não premiação, ou a premiação,
conforme os efeitos dramáticos desejados).

Assim sendo, o melhor para "vencer" o jogo é escolher aleatoriamente uma das
alternativas (jogue uma moeda pra decidir) pois não há qualquer estratégia
que elimine suas chances de 50% de ganhar.

--
[]'s
Lucas

Responder a