2011/12/7 Rafael <apolo_hiperbo...@terra.com.br>:
> Olá, pessoal.
Olá Rafael,

> [...]
> menos 2 defeituosos o lote é rejeitado.
>
> Admitindo-se que o comprador tenha aceitado o lote, qual a probabilidade de
> ter observado exatamente um aparelho defeituoso?
>
> X: número de defeituosos no lote de 20 aparelhos
>
> X: B (20; 0,2)
>
> P (Aceitar) = P (X < 2) = P (X = 0) + P (X = 1) =
>                     Binom(20,0)[(0,2)^0]*[(0,8)^20]
> +  Binom(20,1)[(0,2)^1]*[(0,8)^19]
>
> P (X=1|Aceitou) = P (X=1) / P(Aceitar) = 0,27017/0,39175 = 0,68965
>
> Como podemos perceber, o autor considerou a distribuição BINOMIAL. Não seria
Nunca ouvi falar dela.

> Pois imagino o experimento como sendo SEM REPOSIÇÃO! Não
> faria sentido escolher um refrigerador, devolvê-lo ao lote e escolher outro
> novamente.
Você deve ter razão. Mas em combinatória muitas vezes há um pouco de
"adivinhar" o que o enunciado quer dizer. Mas eu teria pensado o mesmo
que você.

> Não teríamos, nesse caso, uma amostra representativa, pois o
> mesmo refrigerador da 1ª retirada poderia ser escolhido em qualquer uma das
> outras 19 escolhas, por exemplo. Logo vejo como incabível considerar a
> distribuição como BINOMIAL. O que acham ?
Bom, eu não acho que o sujeito que fez a solução pensou em
distribuições, ou o que quer que seja. Foi muito mais "contagem", eu
acho:

Considere os 20 aparelhos que o comprador escolheu. Suponha (como
induz o enunciado) que há muitos refrigeradores fabricados e que
portanto a probabilidade de cada um dos 20 ser defeituoso é
independente (note que isso não é verdade se a fábrica faz apenas 50
refrigeradores, pois haverá no máximo 10 defeituosos!).

Isto posto, vejamos o que faz o nosso comprador. Ele vai testar os 20,
e ele aceitou o lote. Isso quer dizer que há no máximo 1 refrigerador
defeituoso.  Qual é a probabilidade que nenhum seja defeituoso? É
0,8^20, cada um tem que ser "bom". Qual é a probabilidade de que um
seja defeituoso? Bom, primeiro, escolha o defeituoso (é aqui que eu
penso "contagem"), há Binom(20,1) formas. Qual a probabilidade de que
o 1° seja defeituoso? 0,2 * 0,8^19. Como há 20 formas possíveis, total
dá 20*0,2*0,8^19.

Somando tudo, você tem (0,8 + 20*0,2)*0,8^19 chances de aceitar o
lote, e 20*0,2*0,8^19 que haja um defeituoso. Assim, a relação é 4/4,8
= 1/1,2 = 5/6 = 0,83333...

Nas minha calculadora, Binom(20,1)[(0,2)^1]*[(0,8)^19] = 0,0576460752
e Binom(20,0)[(0,2)^0]*[(0,8)^20] = 0,0115292150, então eu acho que
talvez você esteja pensando que Binom(20,1) seja alguma coisa mais
complicada do que o coeficiente binomial...

Lendo um pouco a Wikipédia, eu acho que foi no início da minha solução
que as coisas mudaram. Se o número de refrigeradores fosse "baixo"
comparado a 20, você tem razão e seria necessário um modelo mais
preciso (que seria a hipergeométrica). Mas como não há informação de
quantos refrigeradores a empresa fabrica, e que não é razoável supor
que em cada lote haja 20% de defeituosos (porque também não foi dito
no enunciado, e porque em geral esse tipo de defeito de fabricação
ocorre justamente por lotes...), usa-se a binomial dada a
interpretação seguinte dos dados do problema: cada refrigerador que o
comprador testar tem exatamente a mesma chance de 20% de ser
defeituoso.

> Abraços,
> Rafael

Abraços,