Opa!

Novamente não consigo ver *tanta banalidade*... devo ter algum problema com
geometria... rs!

Concordo com o argumento de que todos os polígonos têm perímetro menor que
o da circunferência (2 . pi . R), mas não vejo como garantir, sem uma prova
de fato, a monotonicidade proposta na sua argumentação.

Quando aumentamos o número de lados, dois fatos ocorrem: N (número de
lados) realmente aumenta, mas o valor do lado L(N) diminui. Como garantir
que esse produto é crescente?!

Só vejo uma maneira:

Considerar a seguinte função f [3, +00) ---> R tal que f(N) = 2R . N . sen
(pi/N) (nessa expressão, N é o número de lados e R, o raio do círculo
circunscrito ao polígono).

Realmente essa função é crescente mas o porquê disso ocorrer, creio não ser
tão simples como mencionado.

Temos que analisar a primeira derivada e garantir que seu valor é positivo.

Enfim, quero crer que exista uma bonita solução por geometria também.

Responder a