Quando estava estudando para a prova do colégio naval em 1997, no colégio e
curso tamandare da ilha do governador(Diretores Orozimbo e Oswaldo) me
deparei com uma apostila em xerox escrita pelos professores Carlos Victor e
Eduardo Mauro, que tinham provas resolvidas do colégio naval e no final da
apostila tinham questões propostas por eles, e uma delas que gostei muito e
fiz na época(sem uso de calculo)
 quero compartilhar com os senhores, e também outro problema numero 2 que
ainda não consegui fazer mas estou tentando. A saber so fui conseguir a
apostila no final do curso perto da prova assim continuei estudando ate que
passei em primeiro lugar geral de matemática(nesta época um ano atras
pensei que não passaria numa prova dessas nunca).

PROBLEMA 1)(Proposta por Carlos Victos e Eduardo Mauro ) Dado um quarto de
circulo AOB, de raio OA, prolonga-se o raio OA, e pelo ponto B, traca-se
uma perpendicular ao raio OB.

a) Tracar a este quarto de circulo uma tangente MN, tal que a área do
trapézio BMNO seja igual a uma área dada m^2.
b) Ache o minimo da area do trapezio.

PROBLEMA 2)Seja um cubo de aresta a. Seja N um ponto na diagonal de uma
face lateral, M um ponto no círculo que se encontra no plano da base com
centro no centro da base e raio (5/12)a  Encontre o menor valor da medida
do segmento MN.