Bom dia!

Temos que verificar os retângulos que podem ser gerados pela peça em
destaque. Além disso eliminar os que podem ser gerados por outros
retãngulos. Por exemplo o retângulo abaixo pode gerar

Por exemplo o retângulo acima pode gerar o retângulo abaixo:

Usando k peças para gerar um retângulo que não pode ser gerado por nenhum
outro retângulo (retângulo básico), teremos que a área desse retângulo é 6k
(restrições: não pode sair do tabuleiro, nem superposição. ).

Só não consegui provar que o retângulo 3x4 é o único retângulo básico.
Vou prosseguir tentando.

Aí fica que n = 12 m com m Ɛ |N*

Saudações,
PJMS