Boa noite!

Não consegui provar que só os retângulos 3x4 e 4 x3 atendem.

Um retângulo é básico, quando ele só pode ser obitido através da rotação de
apenas um retângulo.
A definição estava ruim, pois sé era único não poderiam já haver 2.

Então temos que  mmc(3,4) | n, onde | significa divide. ==> n = 12 m  com m Ɛ
|N*.

Se conseguíssemos outro triângulo (a,b), teríamos que aceitar também
qualquer n que fosse múltiplo de mmc (a,b).

Por exemplo se conseguíssemos um retângulo com os lados 6 e 10, teríamos
que n = 30 m também atenderia.

Note que o mmc sempre será múltiplo de 6. Se acharmos um mmc que é múltiplo
de 12, mesmo que esse novo retângulo seja básico, ele trará como solução um
subconjunto do gerado com 3 x 4 ou 4 x 3.
Por exemplo: 10 x 6.

Todavia, se existirem retângulos  ai x bi que mmc(ai,bi) | 6 e mmc (ai,bi)
∤ 12 (onde ∤ significa não divide)  e tomarmos o que mmc(ai,bi)  = mi,
teremos que incluir as soluções n =  j. mi, j Ɛ 2 |N + 1 e i Ɛ |N*. variando
de 1 até t, onde t é o número de retângulos possíveis.

 Com mmc igual a 6 é fácil mostrar que não existe, mas para mmc(a,b) Ɛ {18,
30,42,54, 66 ...} mostrar que não existe nenhum retângulo (que é o que
acredito, intuitivamente) ou determinar para que valores de {18, 30,42,54,
66 ...} atende, o que suponho ser deveras complicado.
Portanto se alguém observar uma restrição para que não seja possível se
formar retângulos a x b, cujo mmc(a,b) é um múltiplo ímpar de 6, favor
ajudar para fechar o problema.

Saudações,
PJMS