Boa noite!

É fácil mostrar que se d(x) | p1(x) e d(x) | p2(x) ==> d(x) | a(x) p1(x) +
b(x) p2(x) (i)

Então mdc (p1(x), p2(x)) = mdc(p2(x),r(x)) onde p1(x) = q(x) p2(x) + r(x)

pois se d(x) | p1(x) e d(x)|p2(x) ==> d(x) | p1(x) - q(x)p2(x) por (i) com
a(x) =1 e b(x) = -q(x) ==> d(x) | r(x)

e também se d(x) | p2(x) e d(x) | r(x) ==> d(x) | q(x)p2(x) + r(x), por (i)
com a(x) = q(x) e b(x) = 1 ==> d(x) | p1(x).

Portanto vale o algorítimo de Euclides para achar mdc de polinômios. (o que
acabei de descobrir)

Nota:  | significa divide.

Sds,
PJMS