Sauda,c~oes, oi Anderson,

> Deve ter alguma forma de passar isso para uma função hipergeométrica

Deve ter. Tentei isso e só complicou.

> e ver se de fato tem solução fácil.

Ou melhor, uma solução esperta.

Pelo que sei do problema, deve ter. Vem do

Mathematical Reflections.

> Dei uma trapaceada, mas parece que o Wolfram Alpha não reconhece.

Ok. Nem pensei nisso. Mas acho que há programas capazes de

fornecer a forma fechada.

> Eu jogo diversos valores e isso tende a 1/3

Verdade. Fica S_n = 1/3 - ??

> - e o desejo de usar indução aumenta!

Verdade. A solução apresentada usa indução.

Mas acho nesse caso um pouco bastante artificial

pois o - ?? - acima veio do nada. A indução em si é fácil.

Na verdade comecei tentando S_n = \sum_{k=1}^n f(k)

com

f(k) = \frac{ k - 1 } { \binom{2k}{k} }

pois achei que era mais fácil com este f(k) do que com este aqui:

f(k) =  \frac{ 3k + 1 } { ( 2k + 1 ) \binom{2k}{k} } .

Neste deu pra calcular F(k) tal que F(k+1) - F(k) = \Delta F(k) = f(k)

e assim S_n = F(n+1) - F(1) = 1 - ?? .

Pro f(k) = \frac{ k - 1 } { \binom{2k}{k} } deve ter uma manipulação

binomial esperta pra obter o F(k) que não consigo ver.

Abs,

Luís