Boa tarde!
Na seguinte questão, tentei pensar no desenvolvimento de algum binômio, em
que a parte real fosse a soma S(k), mas não consegui imaginar um. Fazendo
alguns casos, para k de 1 a 4, conjecturei que S(k) = 2^(2k - 1).[2^(2k -
1) + (-1)^k].
Mas como posso provar que é verdadeira (se realmente for), a partir do
zero, de preferência sem usar indução?

Outra coisa, depois de obtida a fórmula, como obter o menor k que satisfaz
o problema sem muitas contas? Eu testei até k igual a 14, usando uma
calculadora.

Obrigado!

Seja S(k) = C(4k, 0) + C(4k, 4) + C(4k, 8) + ... + C(4k, 4k), para k = 1,
O menor valor de k tal que S(k) é múltiplo de 81, é:
a) 7
b) 9
c) 10
d) 12