Colega,

No que diz respeito a bugs Oracle, há bugs conhecidos de Oracle por conta
do código errado, há bugs por conta da integração com o SO e, em alguns
casos mais raros, por conta do hardware. Para os dois primeiros a Oracle é
obrigada a te dar suporte já que não tem relação com a virtualização.

Em relação a hardware virtual x Oracle, quantos bugs de Oracle relacionados
a hardware você viu nos últimos 15 anos? Não estou me referindo a bugs de
softwares como os já conhecidos bugs com o powerpath da EMC, mas sim os
bugs relacionados ao hardware da máquina mesmo. Eu não sei você, mas me
recordo de ter passado por uma experiência ruim com NUMA em uma máquina
x86-64 que se utilizava desta tecnologia e com um processador de
criptografia de uma Z9 da IBM. Tirando isto, não me recordo de mais nenhum
outro problema (apesar de acreditar que devam existir, por isto a minha
pergunta para você).

Mas, como isto não é o ponto da questão e sim se a Oracle suporta ou não
suporta virtualização eu te respondo: ela não suporta. E nem deveria. O que
ela tem que suportar é o produto dela. E isto ela faz e, por padrão, não
costuma solicitar informações da marca ou modelo da máquina quando vc cria
uma SR.

Quote:
"If a problem is a known Oracle issue, Oracle support will recommend the
appropriate solution on the native OS. If that solution does not work in
the VMware virtualized environment, the customer will be referred to VMware
for support."

É um entendimento errado dizer que a Oracle não dá suporte ao produto dela
em ambientes virtualizados, pois não é isto que esta frase diz. Assim como
a Oracle também não resolve todos os problemas de integração com o SO e, em
vários casos há a necessidade de se solicitar um patch ao respectivo vendor
(salvo se vc estiver usando Oracle Linux) este caso não seria diferente. Se
o problema é com o VMWare, vc fala com o suporte da VMware; se o problema é
com o SO, vc fala com o vendor do SO; se o problema é com a Oracle, vc fala
com a Oracle.

Enfim, para não perdermos o foco da conversa e finalizarmos esta dicussão
de forma saudável, gostaria de lembrar que o Oracle não é instalado "no
VMWare". Ele é instalado em um SO (independente de qual seja) que é
virtualizado pelo VMWare (o VMWare faz o papel da máquina e não do SO). A
Oracle não te dá suporte de modo pleno e irrestrito no seu hardware físico
independente de qual seja. O que ela faz é simplesmente um check no MOS
para ver se o seu bug já existe ou não e, caso não exista, vai te colocar
em contato com a Maria Colgan ou algum outro guru para tentar ajudá-lo a
resolver o seu problema DE SOFTWARE (deixei o EXADATA de fora). Entendo seu
ponto de vista, pois eu tinha o mesmo ponto de vista que você há alguns
anos atrás, porém percebo que é uma sensação de "falsa segurança" acreditar
que a Oracle não suporta virtualização e por isso esta tecnologia não pode
(e nem deve) ser considerada. Temos cerca de 130 RACs (de 2,4,6 e 8 nodes)
funcionando em vários lugares e, alguns deles estão virtualizados (cerca de
10%).

Respeito sua opnião, mas não necessariamente concordo com ela.

Um abraço,

Fabio