Desculpem a demora na resposta, mas enviei esta mensagem 3 vezes anteriormente e ela não chegou
Espero que seja em tempo
 
-----Mensagem original-----
De: MFS <[EMAIL PROTECTED]>
Para: Grupo de discussão <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Terça-feira, 1 de Agosto de 2000 10:16
Assunto: En: [otorri.] Resposta do Prof Ricardo Bento para Dr. Marcos Sarvat

 


 
Já que o objetivo é comentar e até criticar, gostaria de expressar minha opinião (particular, eu confesso) quanto à abertura de mais vagas para residência médica, como colocou o prof Ricardo no Programa de trabalho e propostas : "Implementar programas para aumentar a oportunidade de residência médica e treinamento. A ORL é a especialidade com MENOS vagas de residência no país, relativamente à procura, esta "reserva de mercado" acabará se virando contra nós mesmos."
É de conhecimento de todos nós a mercantilização do ensino médico no Brasil. Dezenas de faculdades abertas na ultima década despejam milhares de colegas, na maioria das  vezes mal preparados, neste mercado que, a cada dia, torna-se mais e mais prostituído. A maioria deste pessoal não consegue residência e fica vulnerável à sub-remuneração, piorando ainda mais o quadro. Em decorrência disso, proliferam as "residências de fundo de quintal" onde alguns colegas bem sucedidos financeiramente exploram esta demanda de mão de obra barata (às vezes gratuita) com propósito vil de lucro às custas do trabalho alheio. Exemplos disso não faltam
Precisamos saber se realmente as vagas de residência em ORL são poucas ou se os ORL do país estão mal distribuídos. Dizer que é a especialidade que tem menos vagas não significa que elas sejam insuficientes. Além disso, acredito que se fosse o caso de aumentar o número de vagas, fazê-lo apenas em centros onde há efetivamente um programa de ENSINO E PESQUISA, e não nos serviços desses oportunistas de plantão. 
Acredito também que a prova para obtenção de título de especialista deveria ser mais abrangente e mais rigorosa. Longe de mim querer criticar o nível da prova, mas o alto índice de aprovação que nela se verifica deixa uma dúvida; será que os candidatos estão tão bem preparados ou será que a prova é muito fácil? Outras especialidades como a dermatologia, ortopedia, proctologia para citar apenas algumas têm critérios de seleção mais rigorosos e o índice de reprovação é bem maior que o nosso.
Não quero de maneira alguma criar polêmica, é só para refletir um pouco
 
UM abraço a todos
Marcelo Serra
-----Mensagem original-----
De: Claudio Luiz Lazzarini <[EMAIL PROTECTED]>
Para: [EMAIL PROTECTED] <[EMAIL PROTECTED]>
Data: Terça-feira, 25 de Julho de 2000 14:31
Assunto: [otorri.] Resposta do Prof Ricardo Bento para Dr. Marcos Sarvat

Responder a