On 10/25/07, Ribamar Sousa <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Mas nem sempre podemos ter tudo. Veja que o Google vai apoiar o
> desenvolvimento do MySQL.
Não seria bem "Apoiar", que passa uma idéia de que vão investir
diretamente. O que o Google parece que vai fazer é doar algumas
customizações e extensões que fez para o seu ambiente. Isso é
diferente, mas claro, é ótimo.

> Entenda que a popularidade dele não depende de você concordar.

A questão da popularidade é que muita gente confunde, como se ser
popular fosse automaticamente sinal de qualidade. Talvez seja um sinal
de atender a uma demanda. Gente que tem o primeiro contato com banco
de dados com o MySQL por ele estar sempre disponível em tudo que é
canto, integrado no PHP, disponível em windows.

Um exemplo que costumo mostrar...

Um colega meu é um fera em administração de redes, protocolos e tal.
Usava mysql como uma ferramenta auxiliar, suficiente para fazer seu
trabalho. Um dia precisou usar o Postgres, leu manual e tal. Dias
depois comentou comigo "que show, pode colocar código para o próprio
banco rodar", se referia as Funções(ou Stored Procedures para os
Oráclicos).

O que tiramos daí ? O MySQL servia pra ele ? Sim, muito bem. Mas o
ponto que me incomoda é que o MySQL nivela as coisas por baixo. Quando
lançaram a versão 5, que introduzia Stored procedures e chaves
estrangeiras, muita gente na época falou disso como sendo extrema
novidade no mundo de BD.

Voltando a popularidade.... cuidado... se afirmarem que "Mais popular
= Melhor", não tem pra ninguém, Windows então é a melhor coisa já
inventada em termos de S.O. .