Quoting Leandro DUTRA <[EMAIL PROTECTED]>:

> E a normalização por ti!  Foi criada para facilitar a vida de todo o mundo...

> Exato!  Como dizia um professor meu, cada coisa é uma coisa, outra
> coisa é outra coisa, cada coisa no seu porta-coisa.
>
> Existe uma teoria da normalização baseada nas dependências funcionais
> que é muito interessante e vale a pena estudar; aliás eu mesmo
> precisava revisar, já estou esquecendo.
>
> Mas muito dos benefícios podem ser alcançados com algumas regras
> práticas.  A principal é separar as entidades, e um bom indicativo de
> que há entidades a separar é a presença de NULLs.

> [...]

Posso estar enganado, e estou "em webmail", não tenho a mensagem aqui,
mas creio que ele se referiu (como complexa) a uma citação de usar
CNPJ+<um seqüencial>.
Ribamar, pode me ajudar a entender?

> Mas aí é outra discussão...

Essa é *a* discussão, e mesmo tendo sido fragmentada (e com alguns,
poucos, ai "meu calo"(*)), foi muito boa após a mensagem do Ribamar do
controle de estoque.

(*) Alguém falou em racha na outra lista, não me lembro de racha, pois
quando os "ai meu calo" ficaram mais altos que os assuntos principais,
eu configurei o yahoo!, para ver as mensagens apenas via web, e às
vezes ia olhar como estavam as coisas, vi sinais disso agora, mas
parece que passou :) .

[]'s

--
Johnny Taylor Faria Chaves - LUN 157066