2009/1/30 Junin <juninpr...@gmail.com>:
> Ainda me pergunto, binário ou compilado... É claro que, cada caso é um caso,
> mas se estivesse tratando de um sistema web que precisa ter alta
> disponibilidade e replicação...

A questão talvez esteja nos detalhes dos bastidores.

Veja bem, olhe para o seu ambiente e pense: quem vai dar manutenção no
banco  de dados? Qual o porte da sua equipe e qual a importância do
seu banco de dados no meio dos demais.

* Se você tem uma equipe de TI muito pequena ou com pouca experiência:
opte pela versão empacotada;
* Se você tem zilhões de servidores para administrar e o PostgreSQL
não é um banco de dados importante ou crítico, você pode optar pela
versão empacotada;
* Se o banco de dados é crítico para você e você tem um profissional
competente para instalar e dar manutenção no banco de dados, a versão
compilada vai lhe trazer alguns benefícios.

A versão empacotada é mais fácil de instalar e atualizar. Você confia
no time de segurança da distribuição em trazer atualizações
frequêntes. Se você estiver utilizando a versão estável do Debian,
você pode confiar de olhos fechados no pacote.

Compilar traz mais flexibilidade e pode trazer alguma melhoria no
desempenho, embora isso não seja algo tão expressivo (afinal um ajuste
no sistema de arquivos muda 5 a 20% no desempenho, um bom ajuste no
postgresql.conf muda 50 a 500% no desempenho e a reescrita de uma
consulta muda 200 a 10.000% no desempenho da consulta).

Então, a questão é a facilidade de administração. Um bom DBA vai saber
fazer algo mais adaptado para necessidades específicas, implantando
rotinas de monitoramento, acompanhamento de logs, etc, etc, etc. Sem
um bom DBA, você não vai fazer um trabalho muito melhor que uma boa
equipe de empacotamento como a equipe do Debian (que tem um time
realmente invejável).

Acho que é isso, alguém gostaria de discordar/acrescentar algo?

[]s

blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / jabber: fabio.tel...@gmail.com