Em 04-01-2012 10:54, Bruno Silva escreveu:
> Mas qual a funcionalidade que você está buscando?
> Para o autocomplete, uso o Squirrel [1]
>
> [1] http://www.squirrelsql.org/
> Bruno E. A. Silva.
>
>             Infelizmente ainda não achei nada que chegue nem perto. Nem
>     mesmo pago.
>     Hoje utilizo o virtualbox só para rodar o EMS. Se tentar utilizar com o
>     Wine dá um problema de copiar/colar, bug já conhecido mas ainda não
>     corrigido.

        Não é apenas funcionalidade, é qualidade geral, é visual, é usabilidade
que se expressa em uma enorme facilidade de se fazer as coisas,
compatibilidade com todas as features do postgresql incluindo-se alterar
fillfactor, debuger para funções pl/pgsql, forma matadora de tratar as
permissões, visualização rápida de todas as dependências de um
determinado objeto: índices por exemplo, importação de qualquer tipo de
arquivo e mais um monte de coisas que só você usando ele para entender.

        O sistema de árvore que o PgAdmin utiliza é horrível para visualizar a
estrutura do banco e achar rapidamente quem você quer tratar, na mesma
árvore você tem todos os tipos de objetos misturados, e para verificar
os índices ou qualquer outro objeto, tem que clicar de um em um para
saber do que se trata. O PgAdmin é contraproducente, 7 abas para criar
uma única função.

        Sei que tudo pode ser feito no bom e velho psql, mas se eu estou me
propondo a utilizar um ambiente gráfico, o mínimo que eu espero é que
ele seja completo, com boa usabilidade e produtivo.

        Eu dou muito valor a usabilidade principalmente porque ela se expressa
diretamente em produtividade. A máxima: "O simples deve ser fácil de se
fazer e o difícil deve ser possível" nunca foi tão verdadeira.

        O EMS vale cada U$ que paguei por ele. Sobre o autocomplete,
experimente utilizar o squirrelsql em um banco de dados remoto, ele
sequer tem a ombridade de fazer um cache da estrutura do banco para que
o autocomplete seja mais rápido.

        Abraço,

--
Shander Lyrio