Em versões mais antigas do Zeos, o equivalente ao BeginTrans não
funcionava. Pra colocar pra funcionar, eu enviava um begin e a sequencia de
comandos (select, insert, update) e ao final, enviava um commit. Enviava
pela query, como um comando comum. Não dava erro e mantinha o controle
transacional. Talvez você possa utilizar algo do tipo.

Marcos Thomaz da Silva
Analista de Tecnologia da Informação