Por favor, evite top-posting!

On 08-03-2016 11:37, Alexsander Rosa wrote:
> Em termos de libpq, tem latência no PQconnectdb, no PQstatus, no PQexec,
> etc... se você se conecta a um host remoto, cada ida-e-volta em cada
> comando desses leva vários milissegundos. Se for um webservice você
> conecta, o webservice se conecta ao PG numa LAN e faz tudo isso com uma
> latência bem menor, depois te responde somente o payload. Se for um
> componente "curioso" que faz uns SELECT a mais, é pior ainda.

Sua resposta reforça mais ainda minha desconfiança se realmente um REST
para o cenário proposto irá melhorar.

Com REST vc terá outro ponto de requisição além da libpq, porque será:

client > HTTP Request/Response > libpq > PostgreSQL

E ainda coloquei uma situação minimalista supondo que a requisicao HTTP
interaja diretamente com a libpq, o que não é possível pois sempre
existirá "alguém" fazendo isso para vc (aka sua linguagem de programação
e/ou app server).

De qualquer forma para minimizar a latência que a libpq pode impor,
através de seus métodos (como vc mencionou), é possível utilizar um pool
de conexoes [1] local entre o client e o server. Dessa forma basicamente
será trafegado dados pela PQExec.

Att,

[1] http://pgbouncer.github.io/
--
   Fabrízio de Royes Mello         Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento