> Boa tarde.
>
> Tenho um ambiente de produção, que o ratio de uso de shared_buffer está em
> 0,94, e normalmente beirava os 0,99. Existe algum fator que possa estar
> causando essa baixa? E notei inclusive um aumento nos IOPS dos discos.

Não pode ser simplesmente um crescimento natural da sua aplicação?

O recomendado é você analisar o que está acontecendo. Um bom começo seria:
- Pode ter aumentado a escrita na base?
- Verifique se checkpoints não estão ocorrendo com frequência maior do que
esperado (snapshots da pg_stat_bgwriter pode ajudar, ou log_checkpoints)
- Verifique se os backends não estão tendo que escrever buffers devido à
shared_buffers estar muito poluída (pg_stat_bgwriter também)
- Verifique a criação de arquivos temporários (pg_stat_* ou log_temp_files)
- Verifique no tempo quando a taxa de uso do cache diminui (pg_buffercache
e snapshot da pg_stat_database ajudam nessa tarefa)

> PostgreSQL 9.2.13

Atualize pra ontem, a versão 9.2 já está em 9.2.16!

> maintenance_work_mem = 3000MB
> wal_buffers = 16MB
>
> work_mem = 40MB

Pode estar muito baixo (ou não, depende), analise o uso de arquivos
temporários.

> max_prepared_transactions = 50

Está mesmo usando prepared transactions?

> checkpoint_segments = 200

checkpoint_completion_target = 0.9

checkpoint_timeout = 30min

Dependendo do caso 30min pode ser muito, porque com CCT=0.9 a escrita dos
buffers sujos vai ser bem suave, com isso existe a chance de não dar tempo
de limpar os buffers sujos da shared_buffers, forçando os backends a
escreverem esses buffers, pra confirmar se isso acontece ou não você pode
analisar se há crescimento considerável do valor da buffers_backend na
pg_stat_bgwriter.

Nesse caso aumentar a shared_buffers também poderia ajudar, mas teria que
ter mais cautela, analise primeiro e retorne com os valores.

bgwriter_lru_maxpages = 500
> bgwriter_lru_multiplier = 3
> bgwriter_delay = 50ms

Verifique se o bgwriter não está escrevendo demais e "atrapalhando" ao
invés de ajudar.

Veja que tudo que citei (exceto atualização da versão) são somente
"cheiros" ou "dicas" para verificar se está tudo bem e o que pode melhorar.

Matheus de Oliveira