> [...]
> - Pode ter aumentado a escrita na base?
> - Verifique se checkpoints não estão ocorrendo com frequência maior do que
> esperado (snapshots da pg_stat_bgwriter pode ajudar, ou log_checkpoints)
> - Verifique se os backends não estão tendo que escrever buffers devido à
> shared_buffers estar muito poluída (pg_stat_bgwriter também)
> - Verifique a criação de arquivos temporários (pg_stat_* ou log_temp_files)
> - Verifique no tempo quando a taxa de uso do cache diminui (pg_buffercache
> e snapshot da pg_stat_database ajudam nessa tarefa)

Problema que não temos esse histórico.

Mas pelo que pude notar é que a uns 2, 3 meses a atrás o uso de IOPS era
quase 10x menor, e o sistema não cresceu nessa proporção, nem de tamanho e
nem de acessos.

Não sei alguma degradação de estatísticas? autovacuum ta ON, não seria o
bastante? Ou teria mais alguma manutenção que teria que ser feita
periodicamente? vacuum analyze?