A professorinha mandou os alunos fazerem uma redação com o tema: "Mãe ...
só tem uma"

No dia seguinte, todos na sala, ela chama a Mariazinha para ler sua
composição. E a Mariazinha:

"Eu estava doentinha, espirrando, tossindo, febril, não conseguia comer
nada, não podia brincar, nem vir à escola. Aí, de noite, a mamãe esfregou
VickVaporub no meu peitinho, me deu um leitinho quente com um comprimido,me
cobriu, eu dormi e no dia seguinte acordei boazinha. Mãe ...só tem uma".

A classe toda aplaudiu, a professora elogiou, deu dez para a Mariazinha.

Chamou o Pedrinho, que já foi logo lendo a dele: "- Eu tinha prova de
Conhecimentos Gerais no dia seguinte, não sabia
nada,não conseguia decorar nada, comecei a chorar, achando que ia tirar
zero. Aí a mamãe sentou do meu lado, pegou o livro, me explicou tudo
direitinho,tomou a minha lição e eu fui dormir sossegado. Quando acordei
senti que sabia tudo, vim à escola, fiz a prova e tirei 10. Mãe ... só tem
uma".

Mais aplausos, agora para o Pedrinho. A professora deu dez para ele
também...

E chamou o Juquinha: - Cheguei em casa, minha mãe que estava na cama
trepando com um negão e gritou para mim: Juquinha, seu moleque safado, vai
lá na geladeira e traz duas cervejas. Aí eu abri a geladeira e gritei pra
ela: Mãe
... só tem uma."