Depois de ser chamado de homem de cor, o negão diz:
- Ó irmão branco... Quando eu nasci, eu era negro, depois eu cresci, e
continuei negro. Quando eu pego sol, eu sou negro, quando sinto frio, eu
permaneço negro, quando eu tenho medo, eu sou negro, quando adoeço,
continuo negro. E no dia em que eu morrer, ainda serei negro.
O branco escutou calado, e ele continuou:
- Enquanto você, homem branco...Quando nasce, você é rosa. Depois cresce
e você fica branco. Quando você pega um sol, fica vermelho. Quando sente
frio, fica azul; quando sente medo, fica verde. Quando adoece, fica
amarelo e quando morrer, vai ficar cinza. E depois, eu é que sou homem
de cor, pô?!