A Dom, 2003-04-27 às 12:39, Roberto Suarez Soto escreveu:
> El día 25/Apr/2003, Manuel A. Fernández Montecelo escribía:

>       ¿250? ¿De onde salen tantos galego-falantes? :-?

dum relatório da UNESCO :)

agora seguramente reformularias a pergunta: "estás a incluir a quem fala
português"? total, o Alberto já escaralhou a piada.. ;b

responder-te-ia com algo do género de:

        Distinguem perfeitamente, pelo modo de falar, um homem do Norte
        (tratando-se naturalmente de um daqueles que conservam a
        maioria, se não a totalidade, dos traços que caracterizam o
        falar próprio da região onde nasceu), de um homem do Sul. De
        ambos distinguem ainda perfeitamente um Galego (que compreendem
        quando fala o seu dialecto, mas em cuja linguagem não vêem
        normalmente, a não ser que tenham certa cultura histórica ou
        linguística, uma variedade do português, apenas porque a
        consciência da separação política os impede de sentir
        «linguisticamente» da forma que seria a mais normal).

e isto não o digo eu, quem o diz é um tal "Luís F. Lindley CINTRA" na
sua "NOVA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DOS DIALECTOS GALEGO -
PORTUGUESES" in Boletim de Filologia, Lisboa, Centro de Estudos
Filológicos, tirado da web do Instituto Camões. na vers. HTML fornecida
polo google:

http://216.239.37.100/custom?q=cache:Aq1VOvXX3tkC:www.instituto-camoes.pt/cvc/hlp/biblioteca/novaproposta.pdf+galego&hl=pt-PT&ie=UTF-8

mas bom, já se sabe que afinal o importante é a gaita e vaquinha e o
"pulpo á feira", e nisto da língua igual ca/do-que em muitas outras
cousas sempre jogamos a perder. ou justamente o resto são as
consequências de jogarmos a perder nisto ...

tb num tenho intenção de levantar esta questão na lista, já tivemos mto
debate com isto noutra altura, era só por avisar que eu nunca defenderei
num debate que quê mágoa termos uma "língua pe[que]rrecha", o que pode
não ser aceite por quem convida ou por quem fazem parte de Trasno, por
não quererem ser representados por tal "elemento" :P

--

aburinho!!

Manuel A. Fernández Montecelo <man...@sindominio.net>
                                _
Onda do mar de Vigo,           ( )   Nunca mais: Mais nunca!
quê fez o fuel-óleo contigo?    /     http://plataformanuncamais.org/
  E ai Deus, se se irá cedo!   / \     http://burlanegra.vieiros.com/