IMHO, hoje me sinto muito mais confortável no Gnome do que no KDE.
Reiterando, isso é uma opinião minha. Tudo bem que eu sou usuário e gosto do
Gnome, mas não é por isso que não acho que o Gnome careça tanto assim de
recursos, da forma que está. Acho que o momento em que eles chegaram hoje é
semelhante ao das últimas versões do KDE 3 (3.x), que é bem estável e ainda
vai ter uma boa quantidade de usuários por um bom tempo. Inclusive, penso
que as 'atuais' versões do Gnome (2.x) devem também manter seus seguidores
por algum tempo.

Não estou bem certo, e por favor me corrijam os mais inteirados no assunto,
mas o KDE teve que lidar com algo semelhante: eles passaram a utilizar a
biblioteca Qt4, que parecer não ser full-compatible com o Qt3, que era a
usada no KDE3. Algumas coisas são compatíveis, outras tiveram que ser
reescritas (ou, pelo menos, em trechos onde a compatibilidade era o
problema).

De http://lwn.net/Articles/290425/ :
"*The initial driving force behind this effort appears to be a plan by the
developers of the GTK+ toolkit to move to a new ABI without concerning
themselves with backward compatibility. Years of enforced ABI stability have
left GTK+ with a large pile of compatibility cruft which the developers
would like to leave behind; in addition, there are major changes planned
which would be hard to do in a backward-compatible mode. So the GTK+
developers would like to start over with a 3.0 release. Lots of planning is
being done to make the transition easy; among other things, care will be
taken to ensure that GTK+ 3.0 will coexist nicely with older installations.
But, in the end, it's an incompatible ABI change*"

O problema é que, segundo o texto, as relações do KDE e do Gnome com o
usuário são diferentes, e por isso eles não podem simplesmente abrir mão da
retrocompatibilidade. Em suma, concordo com o Helton Dória: tomem o tempo
necessário para planejar. Acho que o lançamento de uma nova versão seria
muito bom, mas não é uma necessidade urgente.

Confome comentário do post:
*
GNOME 3.0 worries
Posted Jul 24, 2008 9:25 UTC (Thu) by MathFox (subscriber, #6104) [Link]
(...)
Having a stable, reliable and usable platform is what the user cares about.
If there is no
coherent well laid out vision of a big leap forward in the user interface,
just stick to
incremental improvements.*

Tem também outro comment interessante:

*GNOME 3.0 worries
Posted Jul 24, 2008 15:06 UTC (Thu) by drag (subscriber, #31333) [Link]
(...)
Everybody who is prominent seem to say the same thing:
1. Breaking ABI for Breaking ABI's sake is stupid and destructive.
2. Don't pull a KDE 4. If Gnome does that it will be a huge mistake.
3. Not totally against ABI breakage.. They just need a _demonstrable_ and
have a very damn
good reason why it _needs_ to be broken.*

Só salientando, concordo com comentário quando fala do KDE4 (muito bonita,
mas o impacto na usabilidade foi grande pra mim, que já não era acostumado
com o KDE3), e não do KDE4.1 (que ainda não testei, mas li ótimos
comentários a respeito). Em suma, sendo devidamente cuidadosos e
criteriosos, não há por quê se preocupar.

>>> http://www.projetofedora.org
>>> http://www.jasonnfedora.eti.br
>>> http://www.fedora.org.br
>>> http://www.ekaaty.com.br

> Rafael Gomes
> Consultor em TI
> Embaixador Fedora
> (71) 8146-5772

Anderson "Caco" Marques Ferraz
4.º Período de Engenharia da Computação - UEFS
"I think Microsoft named .NET so it wouldn't show up in a Unix directory
listing."
(Oktal)