2008/8/28 Anderson Marques Ferraz <[EMAIL PROTECTED]>:
> Hmmmm... acho que não é por aí. Linux is not Windows.
>
> "notificações com o objetivo de alertar usuários sobre os riscos do uso do
> software que não é original"
> Alguém pode me dizer os riscos do uso de software não-original? Aliás, o que
> é um software original? Existe software falsificado?

Bem, Software proprietário, como os da Microsoft, precisam de uma
licença, um serial para que seja instalado em um computador. Essa
licença deve ser única. Caso esse serial já tenha sido comprado por
outra pessoa e mesmo assim tu estás a utilizar, você está a falsificar
a licença, o que torna seu software "não-original".

Os riscos envolvem desde instabilidades do sistema, promovidas pela
própria fabricante do software, passando por perda de dados, até a
punições com base na lei e na EULA que (quase) ninguém lê.

Agora, os riscos variam de acordo com o tipo de pessoa e o poder
aquisitivo atrelado a pessoa. A M$ vai tentar arrancar dinheiro com
processos de cima de empresas, enquanto que de pessoas comuns eles só
dão instabilidade.

Quando se trabalha com Software Livre, as questões de licença são
sempre voltadas à GPL e Creative Commons, que deixa você mexer no
código e no binário da forma que você queira, desde que referencie a
fonte original. Ou seja, não há falsificação ou não-originalização do
software.

Espero que tenha explicado bem (mas acho que 99,9999% das pessoas
dessa lista sabem disso já...).

--
João Paulo Rabelo Pereira
- Bacharelando de Ciência da Computação (início 2007.1) (at) UFBA