Isso me lembra a comunidade de rpg que eu participo. O termo lá usado é
'grognard', pra o pessoal das antigas no hobby que reluta a cada mudança
que surge. Sempre surgiam discussões de que o cenário (leia-se: a cultura
de jogar no brasil) de rpg esta(va) morrendo e que algo deveria ser feito.

O que é mais fácil:

a) a gente abrir um grupo no facebook e tentar fazer com que mais gente que
não conhece o PSL, suas discussões e a lista por email passe a conhecer?
b) esperar que curiosos se inscrevam numa lista?

Em 2007, havia uma comunidade ativa dentro das universidades e ainda assim,
da minha turma da faculdade eu devo ser um dos, sei lá, 4 ou 5 que ainda
acompanha essa lista, e talvez o único a responder atualmente (depois de um
período só lendo).

A outra pergunta é: Que tipo de usuário de SL você quer aqui?

a) qualquer um, desde que use?
b) apenas aqueles que se interessam pela ideologia do SL?

Outro ponto interessante sobre meus amigos de faculdade: Mesmo alguns que
não participam ativamente aqui (ou nem participam mais) ainda assim estão
fortemente ligados com a comunidade SL.

Mais uma pergunta:

Qual o interesse da lista do PSL-BA?

a) contexto ideológico/social?
b) contexto ideológico/mercado?

O motivo dessa última pergunta tem a ver com entender se vale a pena se
preocupar com expansão ou não do grupo. Se o interesse for social, o
crescimento deve ser orgânico, trazendo gente somente quando ela for
efetivamente interessada no contexto social, e deixar a lista pequena, como
está. Se há interesse de mercado, os meios que puderem devem ser
utilizados. Entra no facebook, cria um grupo, faz o pessoal se interessar
minimamente, joga na lista. Bomba isso aqui de discussões de todos os
níveis (taí uma coisa que é complicada. Se um novato começa a falar de algo
antigo ou básico, todo mundo rejeita, ao invés de apoiar, o que é estranho
pra uma comunidade), o tempo todo.
Talvez essa pergunta deveria ser a primeira da lista de perguntas que
escrevo aqui, ou melhor, respondam de baixo pra cima, e fica mais fácil e
entender se vale a pena uma página de facebook ou não.

===
My thoughts: Prefiro a lista como uma comunidade, pouca gente, discussões
ideológicas, mais sobre a comunidade per se. Cria uma página no facebook e
deixa o pessoal lá se acabar com tudo quanto é tipo de discussão. Convida
quem for realmente interessado pra lista.

Canal de divulgação e geração de interesse.
===

Bem, é isso até então. Se tiver respostas, seria bom, pois posso voltar a
discussão com mais entendimento do que a maioria pensa da lista (e do PSL
per se) e então me posicionar a criação ou não de um grupo no facebook

--J