Galera, estava arrumando meus bagulhos aqui em casa, quando encontrei
um documento da Preview que me foi entregue quando comprei meu micro
(a uns 3 meses atrás). Ele fala da Licença de Uso do Preview Linux.

" 1. Licença de Uso:
O software Preview Linux é parte integrante e não dissociável do
microcomputador em que foi originalmente instalado pela Preview
Computadores, não podendo ser cedido sob qualquer pretexto, nem
copiado sob qualquer meio, nem instalado em nenhum outro equipamento.
Qualquer inobservância dos preceitos deste documento acarreta o
cancelamento da presente Licença de Uso. "

Pergunto eu: Isso não é uma violação da GPL e demais licenças
compatíveis ? Que ações podem ser tomadas para casos semelhantes ?

Outro fator, até menos importante, mas server para os que tiverem
interesse em comprar computador da Preview com Linux. Perguntei à
vendedora se a Preview fornecia suporte ao Linux (eu já sabia que
não). Ela me informou que dava sim, pelo mesmo tempo da garantia do
equipamento (1 ano). O documento em questão fala explicitamente, com
todas as letras, que não há nenhum suporte, além de um acordo de
Não-Responsabilidade da Preview, e que não há nenhuma garantia de
funcionamento do Preview Linux com o microcomputador. "Cuidado para
não cair em papo de vendedor."

Alexandre

--
O nosso sacrifício é consciente.