O Olival tem sempre boas idéias, esta é uma delas.
Trabalhei muito no começo da minha vida profissional com adoção, implantação de "novas idéias" no setor rural em trabalhos conjunto da pesquisa com a extensão rural, q se chama articulação extensão/pesquisa.
Não é nada fácil a adoção de uma nova idéia, mudanças de cultura, hábitos e atitudes é algo complexo demais, necessitando de ter-se em mãos uma série de informações para se trabalhar com chances de êxitos.A usabilidade, treinamento de vendedores,uma ação pro ativa do suporte em pós venda, etc, etc, etc...tudo isto tem de vir junto para atender à clientela e obstaculizar o concorrente, os modos joão sem braço de fazer as coisas pra desaguar em fatos consumados, etc,etc como já vem acontecendo.
Trata-se de uma campanha - isto tudo - e campanha é algo complexo que tem vários ingredientes a serem monitorados e considerados mesmo pra valer.
Nada é trivial nesta história, nada.Fagotti tem razão como Olival e outros de se debruçar sobre dados de pesquisas e fazer mais pesquisas para a montagem consistente e eficaz portanto de estratégias para fazer frente a este  assunto tão palpitante.
Tem-se de fazer - pra valer - o lobby democrático junto ao gabinete do ministro do MCT.
Alguem aqui já pensou em começar a municiá-lo com textos, e-mails sensatos, etc???
Alguem já pensou em pedir audiências nas várias instância do MCT sobre este assunto, fazendo por lá um corpo a corpo??
Quem vai lá - o tempo todo - não somos nós. Eu não saío de lá e com isto tenho evitado coisas até piores, mas se for em conjugado com outras pessoas representativas a coisa encorpará pra valer e ai ninguem, por lá, vai ter coragem, conforme tiveram há poucos dias, mesmo diante das regras que regem o computador para todos, dar uma boa mãozinha ao dual boot.
Oliva, isto é sério, as regras estão escritas, mas estiveram dando uma de joão sem braço no MCT, que com estas coisas têm apoios do Furlan e cia ltda,e mandaram ver sim.
O pobre Sérgio Barcellos passou um perrengue feio, afinal ele é a face visível deste programa na SEPIN, uma SEPIN nada favorável ao SL, um mct nada favorável ao SL.
Já lhes contei dias atrás, como me foi duro ter de subir nas tamancas com alguns do MCT por conta deste programa e que a minha pressão subiu muito poristo, mas q teve efeito enorme por lá, enorme mesmo.
Foi muito engraçado vendo da distância""""do depois"""" do que andei fazendo e argumentei antes e ainda há bem pouco
Meus argumentos foram levados a sério mesmo, tb mostrei-lhes coisas, aparentemente, simples, ou sej:
mUDOU-SE O TITULAR da DIRT no Planalto, por lá começou e pra valaer a MIGRAÇÃO pra SL e sem resistências e com todo aval da Dilma, a mando dela enfim.
Enqt o Planalto não tinha SL lá dentro pra sinalizar fortemente que o SL é progrma de governo, os demais ministérios poderiam ficar mais à vontade. Agora que já está migrando....não vai dar mais pedal, sobretudo com a migração de sistemas mais complexos como os  q estão em programação pra serem micrados e q têm a ver com gerenciamento de todas as ações de governo, q num possível segundo governo Lulla vai ser a tônica.
Mazoni q não me deixa falar bobagem, mas tem fortíssima chance de ter seus trabalhos implantados, em brevíssimo, no Planalto e, tb em brevíssimo, começará a haver mudanças no SIGOV  - uma metodologia usando TIs, mas que é tudo proprietário e deverá se tornar livre.
Esta minha conversa no MCT tem dado resultados efetivos. Segunda feira vou estar por lá de novo, qd farei nova rodada de conversa sobre a DIRT sob nova direção, agora nas mãos do companheiro Antônio Albuquerque que está botando pra derreter.
E como está botando pra derreter.E como sabido q é, está, cada vez mais e melhor, se preparando e aos seus para uma migração de 10 % das estações de trabalho e já migrou as contas de e-mails todas, incluindo os do próprio presidente.
Me divirto vendo o Antônio trabalhar migrando tudo  no Palácio do Planalto e o q isto poderá impactar n.o resto da Esplanada....Visitei Antônio ante-ontem e foi ótimo.
Faz-se necessário tb conversar com a base política de sustentação direta do MCT q são o PSB e PCdoB.
Abs,
Ada