Márcia,
permita-me indicar o projeto CLASSE (Classificação de Softwares Educacionais Livres), cujo web site fica em http://classe.geness.ufsc.br .


Neste projeto estamos realizando a avaliação de softwares livres para aplicação em sala de aula (não somente os básicos - edição de texto, planilhas, apresentações - mas principalmente os de matemática, química, física, idiomas, etc etc). A avaliação está seguindo os parâmetros curriculares nacionais. Há a indicação de aderência aos PCNs e às respectivas séries a que se aplica o software (p.ex.: há software que se aplica da 1ª a 4ª série, enquanto outros de 7ª a 8ª e assim por diante). Também se estão anexando às avaliações um breve manual de uso de cada software e exemplos de atividades didático-pedagógicas para serem desenvolvidas com os softwares.

Este conjunto de softwares, analisados por técnicos de informática e PRINCIPALMENTE por pedagogos, são ferramentas excelentes para os professores da educação básica (desde a alfabetização até o antigo 2º grau) exibirem recursos e desenvolverem atividades pedagógicas antes muito difíceis de realizar. O mais importante, são todos softwares livres.

O site é um wiki, que permite que você mesma edite, incluia, corrija informações, faça sugestões, enfim: participe.

A equipe do projeto está desenvolvendo atividades junto a 2 escolas públicas estaduais, para levar estes softwares para os professores e alunos, dando uma utilidade a mais ao laboratório de informática do que somente edição de textos e internet (o que já é legal, mas ainda seria uma sub-utilização do recurso). Na verdade, foi feita a migração completa dos laboratórios para software livre, (re-)qualificando os professores para utilização de uma distro linux (Debian) com KDE e prestando

Dê uma olhada. Vale a pena! E se puder/quiser, participe!

De Lucca
UFSC
_______________________________________________
PSL-Brasil mailing list
PSL-Brasil@listas.softwarelivre.org
http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil
Regras da lista: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/PSLBrasil/RegrasDaListaPSLBrasil

Responder a