Pilger, não é uma questão de confiar no governo. O ponto é: do governo vc pode exigir, da empresa não, ela se recusa até a responder às leis deste país.

Meu resumo dessa história:
1. O problema não é o gmail (não só). O que acontece é que o google (e o yahoo tb, isso é uma tendência) oferece uma grande gama de serviços integrados (orkut, gmail, busca etc) que para muitos funciona de uma maneira integrada, um só login. Isso proà empresa uma coleção de dados do usuário altamente identificável, dados esses que ficam "eternamente" no servidor da empresa. Isso significa um poder muito grande concentrado nas mãos de um ente privado, sobre o qual não temos controle nem direitos a reclamar. Isso coloca uma questão para nós que estamos preocupados com liberdade e compartilhamento do conhecimento, não?

2. No embate Google x MP: a Justiça brasileira quer acesso a dados (muito localizados, sobre os quais existem provas contundentes) que podem ajudar a combater crimes na internet. A empresa se nega a entregar esses dados, não pq teme pela privacidade de seus usuários, mas pq teme uma eventual repercussão negativa. Ou talvez pq seja estratégico criar fatos/polêmicas em cima do orkut. A empresa assume uma postura dúbia: colabora ativamente na violação da liberdade de expressão dos chineses (onde é forçada a isso, já que a China exige e o mercado chinês é gigantesco) mas se nega a ajudar a Justiça brasileira, inclusive enfrentando-a. Vale ouvir a opinião do Thiago Tavares, da Safernet, que tem feito um puta trabalho em cima disso tudo: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/CoberturaWiki/Post20060824210516

Eu acho que deveríamos tentar debater isso seriamente, pensando nos valores do software livre

[]
rafael

Charles Pilger escreveu:
On 8/30/06, Rafael Evangelista <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Acho q a questão aqui é q vc cedeu ao Google voluntariamente o direito
> de "checar" seus e-mails confiando q isso seria feito apenas por
> rôbos, sem intervenção humana. Já nos diversos casos em q o Governo
> busca acesso a uma informação, vc quase sempre sabe q isso é feito sob
> um pretexto no mínimo questionável e em momento algum vc esperava q
> essa informação fosse acessada por ele.

Não é o governo, é a Justiça, cumprindo todo ritual processual que
consta na lei

Rafael, sejamos sinceros... Você CONFIA no governo?

Eu particularmente não. Nem um pouco. Por mais democrático que ele seja.

Como não? O orçamento é público e o Estado responde à Justiça, sempre
sendo inspecionado por Tribunais de Contas. (ok, o mecanismo todo não é
perfeito mas o direito é garantido)

Já ouviu falar em superfaturamento? É por aí que o dinheiro público escorre...

E antes que você fale qualquer coisa só digo uma coisa: eu não confio
em NINGUÉM. Não confio em empresas, não confio em governo, não confio
em ONGs. Simplesmente mantenho SEMPRE um pé atrás.

[]'s
Charles - [EMAIL PROTECTED]
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN [EMAIL PROTECTED]